o que está acontecendo com a poesia?

preview_player
Показать описание
O que está acontecendo com a poesia? Aqui falo de instapoesia (poesia contemporânea de Instagram) e suas diferenças em relação à poesia tradicional.

► Obras/autores que aparecem:

----------------------------------------------------------------

► MEUS CURSOS DE ESCRITA NA UDEMY:

----------------------------------------------------------------

► LINKS AFILIADOS (você paga o preço normal e o Ficçomos recebe uma comissão)

🔵 Cursos de escrita do Vilto Reis:

----------------------------------------------------------------

----------------------------------------------------------------
Meu nome é Wlange Keindé, sou escritora, poetisa, cientista social pela Universidade Federal Fluminense, Mestra em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e curso especialização em Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Este é o Ficçomos, um canal literário para escritores. Criei o canal em 2014 para compartilhar minhas pesquisas e análises sobre a arte de contar histórias e para divulgar meus livros.

Aqui você encontra conteúdos como dicas para escrever melhor, análises de livros clássicos e contemporâneos, conceitos importantes para escritores, informações sobre o mercado editorial e plataformas de publicação independente, conceitos e dicas para poetas, recomendações de livros teóricos para escritores e poetas, entre outros. Na aba "playlists", você pode conferir os vídeos separados por tema. Espero que goste!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

A real é que as redes sociais estão deixando o ser humano cada vez menos profundo e sem paciência pra esforço.

rebeca
Автор

isso me lembrou um menino que fez o msm curso q eu e fica colocando essas poesias da rupi kaur em todo o lugar como se fosse a coisa mais revolucionária do mundo, inclusive ele pôs várias vezes no próprio TCC. detalhe: nós tivemos uma matéria de POESIA e estudamos Sylvia Plath, Lord Byron, Shakespeare etc. literalmente aprendemos analisar e a valorizar poesias de qualidade considerando todos os aspectos métricos e simbólicos dela e o cara mete um "antes eu sofria. hoje sou fria" na porra da capa do TCC.

sld
Автор

Isso me lembra um "poema" do livro O jantar secreto:
"Qualquer coisa pode ser poesia se você der um
Enter de vez em quando"

brunacarneiro
Автор

O que eu acho meio merda (e que é um reflexo do nosso momento, redes sociais, etc) é que, se esses poemas tao fazendo mais sucesso ppr serem tao obvios e escanarados, significa que as pessoas tambem tao ficando menos dispostas a tentarem fazer interpretações mais profundas de obras (mas talvez tambem tenha sido sempre mais ou menos assim, nao sei)

alguem
Автор

Depois de minha primeira grande desilusão amorosa o insta começou a me sugerir mais e mais reels sobre esse tema, com esse tipo de frase (eu nem sabia que isso era poesia). Na época eu me sentia tão compreendido, como se as frases fossem especificamente feitas pra mim. Isso mostra que quem tem autoestima baixa, como eu naquele momento, está acostumado a aceitar qualquer tipo de migalha - nem que seja migalhas de poesia.

lucas__miyu
Автор

ótimo vídeo
vídeo ótimo
eu amei
é óbvio

-- poesia

filipehondrey
Автор

tantas páginas pra uma frase chega dá pena do desperdicio

yuur
Автор

Poesia da rupi kaur parece aquelas poesias que nós fazemos quando estamos na sétima série, e aprendemos sobre lírica.

allanadomonte
Автор

Lembro muito de uma cena em Sociedade dos Poetas mortos em que o professor pede pros alunos produzirem um texto poético e um dos estudantes faz uma gracinha, ele debocha e cria um poema sobre um gato. Então é dito que o poema mais bonito pode ser sobre a coisa mais simples, a gente só não pode permitir que um poema seja banal. Sim, é um estilo que torna a compreensão acessível, porém (e essa é a minha experiência pessoal) não me toca, peca muito na profundidade. Também tenho essa mesma sensação de que uma frase é simplesmente fragmentada em versos, mas não gera o impacto emocional que espero ter ao ler poesia. É um texto tão simples que termina nele mesmo. Leio, gosto da mensagem e esqueço. Por outro lado, sinto que a instapoesia é produto de um tempo em que tudo o que acontece é instantâneo e que se há demanda pra esse estilo, ele deve continuar ganhando mais espaço e pescando mais leitores. Tomara que crie mais oportunidades pra escritores independentes, vejo isso acontecendo e acho um aspecto bastante positivo. Defenderia até o fim que a instapoesia é válida tanto quanto defenderia que a qualidade dela tende a ser baixa.

marinaguerra
Автор

Gastei meu dinheiro de estagiaria na época que bombou "a bruxa não vai para a fogueira neste livro", quando li percebi que o que foi pra fogueira foi meu dinheiro suado

hellenjoyce
Автор

Eu, como escritora e também amante de poesia, critico os instapoemas e concordo com sua opinião. É muito do óbvio sem o mínimo de esforço para transformar aquelas palavras em algo tocante. É vazio, até. Concordo contigo fico até aliviada por não ser a única pessoa no mundo que não gosta desse tipo de coisa escrita.

lizzybluex
Автор

Pra mim poesia é o gênero literário que mais precisa que o leitor se esforce.
Sim, ler um romance de 500 páginas é cansativo, mas leva o mesmo tempo e talvez até menos esforço mental que ler uma antologia de poesia de 70 páginas.
Poesia é uma pergunta, o que sentimos é a sua resposta. E muitas vezes precisamos ler de novo, ler em voz alta, ou só olhar pro nada enquanto as palavras ecoam na nossa cabeça.

Então se esse estilo está dando uma experiência mais suave desse jogo de perguntas, atraindo leitores que não conseguem ter tempo ou disposição pra responder as perguntas mais densas: isso é ótimo.
Que essa "semente" faça o mundo inteiro sentir alguma coisa nas palavras, novamente.

SpaceCybor
Автор

O formato de vídeo ficou ótimo para comunicar e prender atenção. Pode ter dado mais trabalho, mas saiba que valeu a pena.

enriijanjus
Автор

As poesias da Rupi Kaur são tipo
Meu pai
Foi comprar cigarros
E nao voltou
Dói até
Dói

safirra
Автор

finalmente alguém falando sobre isso! comprei o livro "textos cruéis demais para serem lidos rapidamente" e me decepcinonei demais... parecia que eu estava lendo Twitters imprimidos

_yuqui
Автор

eu vejo essas "poesias de insta" mais como uma forma de pessoas deprimidas conseguirem colocar seus sentimentos em palavras, de forma bruta, não necessariamente poética ou artística.
é um exagero chamar esses textos de poesia, mas de qualquer forma, não acho que sejam de todo ruim

isa
Автор

Acho que a poesia acabou virando um reflexo dos pensamentos, e deixou de ser um reflexo dos sentimentos.
A beleza da poesia, é que assim como os sentimentos, ela é complexa, profunda, meio bagunçada, e às vezes diz coisas que não tem muito sentido lógico mas mesmo assim acabam tocando algum lugar na gente. Ela diz coisas bonitas que vc não diria pra um amigo em uma conversa, ela não é um conselho nem um desabafo, é uma explosão. Ela tem de ser intensa, se não ela não tem propósito. Se fosse assim todos seriamos poetas.

beatriz
Автор

Legal saber
Que ainda existem
Pessoas lúcidas

— no mundo.

franciscomesquita
Автор

Oq me incomoda na instapoesia é justamente o vazio simbólico, q, aliás, é um reflexo da nossa sociedade atual como um todo. As pessoas leem, se identificam superficialmente e cinco minutos depois já partem para outro objeto de identificação. Não sei se esse movimento dá ênfase ao mercado literário ou só enfraquece ainda mais o desejo das pessoas em se aprofundarem nas próprias emoções (e leituras como espelho delas). Falo como leitora, escritora mas também psicóloga. Cada vez a sociedade se mostra mais urgente de respostas prontas e abandona a necessidade de um olhar profundo em si mesmo e no universo a própria volta. Tento não ser pessimista, mas é a realidade.

amorepsyque
Автор

"E pessoas com o coração partido e autoestima baixa são tocadas e confrontadas por qualquer pequena coisa, mesmo que essa pequena coisa seja um poema ruim"

megumi