Conheça todas as Denominações Cristãs.

preview_player
Показать описание
Uma denominação cristã ou confissão cristã é um corpo religioso distinto dentro do cristianismo que compreende todas as congregações identificáveis por características como nome, história particular, organização, liderança, doutrina teológica, estilo de adoração e, às vezes, um fundador.

É um termo secular e neutro, geralmente usado para denotar qualquer igreja cristã estabelecida.

Ao contrário de um culto ou seita, uma denominação geralmente é vista como parte da corrente religiosa cristã.

A maioria das denominações cristãs referem-se a si mesmas como igrejas, enquanto algumas mais novas tendem a usar indistintamente os termos assembleias, irmandade, etc.

As divisões entre um grupo e outro são definidas por autoridade e doutrina; questões como a natureza de Jesus, a autoridade da sucessão apostólica, hermenêutica bíblica, teologia, eclesiologia, escatologia e primazia papal podem separar uma denominação da outra.

Grupos de denominações - que muitas vezes compartilham crenças, práticas e laços históricos amplamente semelhantes - às vezes são conhecidos como "ramos do cristianismo".

Esses ramos diferem de muitas maneiras, especialmente por meio de diferenças de práticas e crenças.

Denominações individuais variam amplamente no grau em que se reconhecem.

Vários grupos dizem ser os sucessores diretos e únicos autênticos da igreja fundada por Jesus Cristo no século I.

Outros, no entanto, acreditam no denominacionalismo, onde alguns ou todos os grupos cristãos são igrejas legítimas da mesma religião, independentemente de seus rótulos, crenças e práticas distintivas.

Por causa desse conceito, alguns grupos cristãos rejeitam o termo "denominação" para se descrever, para evitar a equivalência com outras igrejas ou denominações.

Os cristãos têm várias doutrinas sobre a Igreja (o corpo de fiéis que eles acreditam que Jesus Cristo estabeleceu) e sobre como a igreja divina corresponde às denominações cristãs.

As denominações católica romana, ortodoxa bizantina, ortodoxa oriental e a Igreja do Oriente, cada uma sustenta que apenas sua própria organização específica representa fielmente a única Santa Igreja Católica e Apostólica, com exclusão de todas as outras.

Os protestantes do século XVI separaram-se da Igreja Católica como resultado da Reforma; um movimento contra as doutrinas e práticas católicas romanas que os reformadores entendiam que iam contra a Bíblia.

Geralmente, os membros das várias denominações se reconhecem como cristãos, pelo menos na medida em que têm batismos mutuamente reconhecidos e reconhecem pontos de vista historicamente ortodoxos, incluindo a divindade de Jesus e as doutrinas do pecado e da salvação, embora obstáculos doutrinários e eclesiológicos impeçam a plena comunhão entre igrejas.

#brasil #igrejas #religião #jesus #jesuschrist
Рекомендации по теме