Por que Deus permitiu a escravidão? // John Piper Responde

preview_player
Показать описание
O fluxo histórico de redenção explica por que algumas coisas eram tanto ordenadas quanto permitidas antigamente, mas hoje não são mais.

VOLTEMOS AO EVANGELHO --------------------------------

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

isso não faz o minimo de sentido, como um deus de amor q diz q uma alma vale mais q o mundo inteiro não se inporta com bilhares de escravos semdo mortos e usado como moeda de troca, realmente um grande amor

cheypop
Автор

Permitiu por q gostava d ver sofrimento só pode

vanderleidealmeida
Автор

Nunca que eu seguiria ou adoraria um ser como esses, meu povo sofreu por séculos. Sou ateu desde que tive consciência dos meus atos, mas essa mancha na história só me deixa mais convicto.

Lei_Cobra
Автор

Pera aí, a bíblia é ou não é a palavra de Deus?
Se é a palavra de Deus, então a palavra de Deus perde a validade

sousamarcenaria
Автор

Muito esclarecedor. Glória a Deus pela vida do Pastor John Piper.

alexsefag
Автор

Amém. Toda honra ao Soberano e Senhor da história.

elcioel.
Автор

*Torah é ETERNA!!*
Então como perdeu a validade??

aleciogt
Автор

Deus nunca permitiu escravidão, ele é Seus de liberdade! Quem fez a escravidão foi o homem!!

Автор

Eu sei a verdadeira resposta, mas será um choque para sociedade, poucos sabem.
E os que sabem assim como eu, acham melhor deixar a verdade ser revelada em seu tempo. Mas tudo começou no Jardim do Éden...

ritasouza
Автор

Incrível como esse argumento de "não pode ser anacrônico" com a bíblia vocês só usam quando é algo injustificável (escravidão) né?

DiogoMatheus-pjbx
Автор

Olá, vou explicar a respeito da escravidão desta época fora da observação da Bíblia, mas baseado em História (na qual sou graduada)

Na Idade Media, era comum a prática da escravidão e a mesma existia em todas as civilizações daquela época e a Bíblia narra estes acontecimentos.

A escravidão da época era de "escravos de guerra" e não uma escravidão "Mercantil ou Mercantilista" como a que temos um conhecimento mais recente (com navios negreiros...)

O problema das pessoas é serem anacronistas e ler a Bíblia com a visão de hoje.

Naquela época o mundo agia assim e era costume entre os povos. Era cultural entregar-se para pagar uma dívida. E está era uma decisão da PRÓPRIA pessoa.

Mas, após um determinado período de tempo a pessoa podia ir embora, pois teria quitado a dívida, além disso se o escravo optasse por permanecer como escravo (e isto acontecia muito devido a situação econômica, de miséria da época), assim o escravo e o seu responsável deveriam comparecer perante o juíz para formalizarem a situação e o escravo poderia até casar com a filha(o) dos seus responsáveis e seriam considerados como membros da família.

Lembre-se: Estamos falando de uma época que não existiam financeiras, bancos e leis trabalhistas.

A passagem do Êxodo nos mostra a formação de um novo estado "Israel".

Naquela época as sociedades tinham como Lei o cód. de Hamurabi.

Porém, conforme nações foram formando-se outras leis foram sendo adotadas até desaparecer alguns costumes da sociedade.

Mesmo com a formação de novos povos alguns vestígios do Cód. de Hamurabi foram mantidos até serem erradicados aos poucos. E o mesmo aconteceu com Israel.

Pois, mudanças principalmente de Leis não aconteciam de forma integral. A herança cultural de uma civilização para outra não acontece de forma integral, existem mútuas influências.

Para entender determinados textos, contextos e culturas é preciso não ser preconceituoso, ou seja, estude de forma imparcial, sempre observando a etimologia, contexto social, político e religioso da época, e não cometer anacronismos e anacronismo cultural.

Obs: Tudo que lhe expliquei provém de pesquisas científicas e fundamentos históricos (pois a História também é uma ciência)

E frisei algumas passagens da Bíblia, pois os historiadores também observam a Bíblia, pois ela nos traz muitos relatos da cultura daquela época e inclusive a própria faculdade (curso de graduação em História), os professores usam muito a Bíblia como referência.

Espero ter ajudado!

patriciamontelatto
Автор

Isso é o esperado jogo de palavras criando um contorcionismo hermenêutico para lançar um véu sobre a nudez exposta e injustificável das falhas de Deus. Na verdade, esse tipo de pergunta saia justa sempre é respondida como nos debates políticos em que é perguntado sobre objetivamente sobre um assunto e a resposta é uma enrolação sem fim, com pouco ou nada a ver com o que foi perguntado, pretendendo apenas esvasiar a pergunta. É sempre assim quando o tema é mostrar as crueldades de Deus que a própria Bíblia relata. Sempre tentam criar uma maneira de justificar o que para aqueles com o mínimo de raciocínio é logo perceptível. Já vi pregações dizendo que o arrependimento de Deus após o Dilúvio na verdade não era arrependimento. E que o vinho que embebedou Nóé era apenas suco de uva. Uma das desculpas preferidas é mencionar que na antiguidade a escravidão era permitida. Ora, mas Deus é extemporâneo, tanto que usam Seus mandamentos até hoje. Também é tido como onisciente, então ele sabia que os conceitos sobre escravidão seriam mudados.
A resposta mais honesta seria que a Bíblia foi escrita por pessoas comuns, que usavam os conceitos, costumes e leis vigentes em sua época, mas isso seria admitir que não foi por inspiração divina, portanto sujeita às falhas que observamos de Genesis à Apocalipse.
Felizmente, para os líderes religiosos, eles sabem que sempre podem contar com as pessoas com 2 neurônios que só sabem dizer Amém!

aldosoares
Автор

Penso que o fim da escravidão está mais associado com questões materiais (econômicas) e humanistas (vertente do liberalismo) do que a leituras bíblicas. Quem sabe tiveram influência, mas o fenômeno é mais complexo do que uma abordagem única pela religião.

joaomazzucatto
Автор

Pastores tentando justificar a escravidão e isentando o deus bíblico escravocrata, isso não rola nesse século

renatogripp
Автор

N respondeu nada. Tantas barbáries Deus permitiu de acordo com a Bíblia, até nos dias de hj isso existe nas arábias da vida .

MundoIncrivel
Автор

Deus precisa do dizimo dos traficantes de escravos, de armas e de drogas de todas as épocas . Deus seja louvado como está nas nossas cédulas de real ou In God we trust lá nas verdinhas

michelfranklinsouzadasilva
Автор

Essa explicação não consegue explicar de forma TAXATIVA a escravidão praticada no antigo testamento; só vi enrolação. Até porque a pergunta de alguém que lê o antigo testamento (puramente escravista) e o novo (que vem abolir a escravidão) é: "se Deus é bom e muito sábio, então, já que ensinou várias coisas no antigo testamento, por que não ensinou logo, naquele tempo, que escravizar (seja por motivo racial ou pátrio) um outro ser humano é um grande pecado?". Essa é apena uma indagação e não adiante tentar explicar com o novo testamento, porque isso só piora a situação do Deus hebreu pela demora em ensinar algo tão terrível. Quem lê as outras instruções que esse Deus deu à Moisés, percebe que esse Deus, pelos pressupostos, é xenofóbico, cruel, escravista e etc... Não adianta tentar me responder dizendo para eu ler a Bíblia, pois eu já a estudo a mais de 18 anos (hoje, estou com 30) e quem lê do início ao fim, vai perceber isso que estou falando (detalhe: já estou na oitava leitura)... O único ser que fala contra tudo que é ruim é jesus (contra esse não tenho argumentos, mas tenho contra seus apóstolos e outros que se utilizaram da figura de cristo para alcançar poder).
Obs: alguns irão dizer que outras traduções trazem a palavra "servo" ao invés de "escravo", mas eu te provo na bíblia que o sentido desses dois termos se repetem no mesmo sentido de que ser escravo era algo ruim quando o tal Deus hebreu diz que os hebreus seriam escravizados no Egito (esse termo aparece em outras traduções, até porque os hebreus foram escravos no Egito e não servos, servos eram outras pessoas de lá, inclusive, quem estuda história sabe muito bem da pirâmide hierárquica social que sempre existiu no Egito... E detalhe: a mesma bíblia diz que "os hebreus gemiam sob a servidão, em outra tradução diz que gemiam sob a escravidão).

clauberlimalima
Автор

Acredito que a escravidao tem haver com a maldade do ser humano mesmo mesma forma um pedófilo estrupa uma crianca pq Deus permite acredito que nao tem nada ha ver com a permissao De Deus o estrupador usa o seu livre arbrito pra usar a maldade como Deus nao interfere no livre arbrito de ninguém ele só faz as pessoas pagar pelas suas escolhas

rosapereira
Автор

Resumindo, john piper é um mercador da fé, como diz o sábio kukabeludo, "quando o primeiro homem esperto encontrou o primeiro homem otario, nasceu a primeira religião"!!!!

d.aldebaran
Автор

Que parte de :"- NÃO VIM ABOLIR A LEI" esse pessoal não entendeu?

l.g.a