Como as eleições de 2022 podem afetar as certificações financeiras?

preview_player
Показать описание

Como as eleições de 2022 podem afetar as certificações financeiras?

Ano de eleição e é claro que o mercado financeiro sofre com isso. Como a TopInvest preza por um mercado financeiro justo e por profissionais cada vez mais qualificados, chegou a hora de te explicarmos Como as eleições de 2022 podem afetar as certificações financeiras e, consequentemente as suas provas.

Não dá para falar de certificações financeiras sem ter noção da história delas, por isso, vamos lá! As certificações financeiras surgiram em 2002, o primeiro ano em que Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito no Brasil. Nesse ano, o país sofreu de uma certa instabilidade no que se diz respeito a investimentos e, preocupadas com a situação, onde as pessoas buscavam ajuda? Isso mesmo, nos bancos. O grande problema foi que, na época, os bancários não sabiam responder o porquê de os investimentos de renda fixa estarem dando um retorno negativo. A partir disso, o CMN juntamente ao Bacen, criou uma resolução que determina que todo profissional que trabalha no mercado financeiro precisa ter uma certificação financeira. Isso resultou em mais estabilidade e tranquilidade para a população quando se fala em Economia.

A primeira certificação que surgiu foi a CPA-20, trazida para o Brasil pela antiga Anbid. Logo em seguida surgiu a CPA-10, sendo uma certificação mais básica que a anterior. Seguiu-se dessa forma até chegarmos no modelo de certificações que conhecemos hoje.

E como a política se relaciona com as provas? Simples, se você olhar o edital das provas verá que a política é nada mais nada menos que um conteúdo. Isso mesmo, nos módulos que tratam de noções de economia e finanças nós temos as políticas econômicas. São elas: a política fiscal, a política cambial e a política monetária. Ainda dentro da política monetária nós temos a taxa básica de juros (a Selic), o open market, o redesconto e o depósito compulsório.

Perceba que as certificações surgiram por conta de políticas econômicas e, hoje, essas políticas são conteúdos essenciais para você obter a sua aprovação. Ou seja, se os políticos que estão governando o país alteram essas políticas, elas precisam ser alteradas nas provas também.

Já quando falamos de bolsa de valores, o cenário que temos não é nenhuma surpresa pois nós já conhecemos tanto o governo de Lula quanto o de Bolsonaro. Portanto, fica fácil projetarmos o que vem por aí independentemente do candidato que seja eleito.

Além disso, todo ano a prova sofre alterações e vai ficando cada vez mais complicada, uma vez que vão acrescendo conteúdos ao longo do tempo. Mas afinal, como as eleições de 2022 podem afetar as certificações financeiras? O módulo com mais probabilidade de sofrerem alterações são aqueles que tratam do Sistema Financeiro Nacional, uma vez que cada governo pode dar uma reorganizada na estrutura do SFN.

Mas o recado que fica é: estude, faça a prova e tire sua certificação o quanto antes. Todos os anos as provas sofrem modificações e, quanto mais você espera, mais difícil elas vão ficando.

0:22 Panorama histórico das certificações financeiras
3:50 É obrigado ter certificação pra trabalhar em banco?
4:09 Quantos profissionais tem CPA-10 e CPA-20?
5:45 Quais os módulos mais importantes?
7:45 Qual a expectativa para a bolsa de valores?
9:00 O que muda na prova com as eleições?
11:22 Conclusão

#certificação #anbima #mercadofinanceiro

🔥 Acompanhe o Podcast Profissão Mercado da TopInvest:

Se esse vídeo te ajudou, deixe seu like.✅
Se conhece alguém que está estudando para essa certificação, compartilhe.🚀
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

🔥Teste grátis TODOS os cursos por 7 dias:

TopInvestEducacao
Автор

Quanto tempo demora para mudar o edital da prova?

mayhribeiro