Governismo em alta: a vitória de Bolsonaro após janela partidária

preview_player
Показать описание
Na última sexta-feira terminou a chamada janela partidária, que é o intervalo de 30 dias que a justiça eleitoral dá, seis meses antes da eleição, para que deputados federais, estaduais e vereadores troquem de partido, sem o risco de perder o mandato. Importantes mudanças ocorreram até os últimos minutos do prazo da janela.

O partido que ganhou mais filiações foi o PL do presidente Jair Bolsonaro. A bancada do partido cresceu 71%, de 42 para mais de 70 deputados. A maior parte dos novos filiados do PL vieram do antigo partido de Bolsonaro, o PSL, que se fundiu ao DEM e formou o União Brasil. Após a fusão, a legenda passou a ser a maior em número de deputados na Câmara com 81 parlamentares. Mas, com a janela partidária, o União Brasil perdeu deputados e diminuiu quase pela metade, cerca de 40 baixas.

Depois do PL, Republicanos e PP foram os partidos que mais conquistaram deputados. Algumas “contratações” prometem reforçar partidos e mexer no xadrez eleitoral deste ano. É o caso do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que deixou o União Brasil e se filiou ao PSDB. E o ex-juiz Sergio Moro trocou o Podemos pelo União Brasil e ainda define se terá candidatura presidencial.

Todas essas migrações partidárias dão um novo tom à Câmara dos Deputados apenas 6 meses antes das eleições, e podem fortalecer os palanques eleitorais dos principais candidatos à presidência.

No episódio do podcast de hoje, 04, vamos falar sobre essa nova composição do Legislativo, e como isso impacta nas eleições de outubro, com o cientista político Bruno Silva, pesquisador do Laboratório de Política e Governo da Unesp Araraquara.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O cálculo é que é preciso estar do lado que vai ganhar. BOLSONARO 2022.

joaostella
Автор

Um dos melhores podcast "Estadão notícias" que assisti. Conversa boa, de entendimento facilitado. Parabéns ao Emanuel e ao Bruno Silva, comentarista da vez.

tatiananicolai
Автор

Esses políticos quê votaram a favor do Torturador, vamos dar a resposta.

dulcerocha
Автор

*ANTES D QUALQUER OUTRA PAUTA D GOVERNO: NÓS BRASILEIROS (AS), QUEREMOS E PRECISAMOS ESTÁ VIVOS (AS), PRA ISSO NECESSITAMOS: COMER, BEBER, SE LOCOMOVER ETC..A DESGRAÇA DA POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS INFLUÊNCIA NEGATIVAMENTE EM TUDO QUE EM PRIMEIRO LUGAR ANTES D QUALQUER OUTRO ASSUNTO PRECISAMOS, Q ÉS: ESTÁ VIVOS*

lucaspsousa
Автор

Papel aceita tudo até nota de três reais

claudioreinert
Автор

Como papel aceita tudo até nota de três reais o cagamula tá no topo da pesquisa da datafalha

claudioreinert
Автор

Oi o cagamula só tá no topo por que a firma fatafalha é do José Dirceu

claudioreinert
Автор

Futebol e politica é praticamente a mesma coisa, tudo comprado e combinado.

mrwusss
Автор

Enquanto o Nordeste morria de fome e sede o PT mandava dinheiro pra Angola e Cuba 1.mandato do presidente Bolsonaro está acabando e o único desvio do seu governo foi o do Rio São Francisco para o Nordeste. O povo aguardava desde 2012 e agora virou realidade ....

saralibb