O canto da paz é litúrgico?

preview_player
Показать описание
Como deve ser expressada a Paz de Cristo dentro da celebração eucarística? É lícito fazer desse momento uma festa, deslocando-se dentro da Igreja para desejá-la àqueles que estão mais distantes? Esse ato é litúrgico, ou seja, é previsto dentro do Missal?
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Deus o abençoe, padre Paulo Ricardo! Obrigada por seus ensinamentos!

luciahelenavalencacosta
Автор

Eu acho lindo quando a paz é cantada estou com saudades de cantar esse hino

marlicarneiro
Автор

Eu canto na Capela Imacualda Conceição, em Natal/RN... eu gosto muito das explicações suas, do Pe. Zezinho e do Pe. Joãozinho, mas às vezes tenho vontade de largar tudo e ir apenas à missa como qualquer outro cristão católico. As pessoas me acham conservador por não gostar de cantar qualquer música na Santa Missa. E eu sempre respondo que estou cantando o que é próprio da Liturgia e de acordo com o seu tempo próprio.

alexcesar
Автор

Padre, parabéns pelo seu belo trabalho de esclarecimentos e evangelização. Parabéns por toda sua clareza e com a falta de compromisso com a "modernidade". Que o Senhor Deus te abençoe.

elucasjim
Автор

Não é proibido bater palmas na missa, mas é extremamente inadequado. Quem ama a Deus sobre todas as coisas, segura a vontade de bater.

MrTavao
Автор

Caríssimos, tenho 40 anos de seguimento, onde até o momento faço parte de equipes de animação litúrgica e também de ministério leigo da palavra. Em todos esses anos, convivi com dezenas de sacerdotes com ideias diferentes e formas diferentes de expressão. Aprendi de forma desenvolvida e serena que existem muitas coisas que são mas não convêm, coisas que estão certas e outras que são erradas. Digo que, no vasto período de convivência, após observações em grupo ou não, o alto clero deveria de forma unificada e decisiva se posicionar em uma só direção, para assim manter de um canto à outro da missão da igreja católica apenas uma verdade sobre fatos importantes. Esclareço que minha intenção neste argumento é puramente de interesse em tornar o ministério que exerço o mais claro e eficiente possível. Para DEUS não existe meias verdades, o que tem de ser, o é por ser a unica verdade e não deve ter interpretações diversas. Respondo por mim e por mim me justifico. Infelizmente, há momentos que as mudanças de conceito me causam uma grande confusão. Não estou criticando, estou apenas querendo entender se tudo que ouvi a este respeito convergem para um só entendimento. Reafirmo: Sempre acreditei que "A PAZ DO SENHOR JESUS", não é momento para tambores, atabaques, baterias, pandeiros, chocalhos, sanfonas, contra-baixos, cuícas, bumbos, trompetes, saxofones, etc, etc, etc, ... A paz é sinônimo de silêncio, de sentir a presença de jesus como a brisa suave e envolvente. A verdade para mim é como a vida; nascemos, crescemos e envelhecemos, isso ninguém muda. Como a formação dos sacerdotes católicos seguem o vaticano, as diretrizes não podem seguir diferentes caminhos ou conceitos. É como resposta para a pergunta: QUEM É JESUS!

joseetienealmeida
Автор

Estávamos no período da quaresma, e a igreja recomenda que fiquemos mais contritos devido a natureza do período quaresmal, é tanto que não é feito o rito do glória e o ministério de música não usa bateria, talvez seja isso que o pessoal está confundindo.

GdiaelBarros
Автор

É bom lembrar também que este rito deve ser breve e sóbrio em virtude do rito que se segue: a fração do Pão Eucarístico, enquanto se entoa o “Cordeiro de Deus”.
(Curso "Passos para uma reforma litúrgica local")

marciocbjf
Автор

No entanto, já fui criticado, também, por padres que pedem para que a celebração seja festiva para atrair os jovens. E as vezes, estamos no tempo da Quaresma, ou missas de precitos onde não mudo e tento conversar com os padres (em alguns casos, sem sucesso). Será que estou errado em seguir a Liturgia e não querer músicas sentimentalistas? Mesmo porque as canções do Deus Conosco já são propícias para as celebrações.

alexcesar
Автор

Ótimo!! Padre, o senhor poderia postar mais vídeos falando sobre Música e Liturgia na Santa Missa...

elenizio.oliveira
Автор

Padre, nos levamos o abraço não como o de paz, mas como o abraço do amor.
Sei que será difícil convencer o meu Pároco a deixar de abraçar as crianças e os idosos, porque isso virou um costume. Inclusive ele purifica as mãos como prescreve o rito e depois do abraço ele purifica de novo. Antigamente eu saia do presbitério ( Sou cerimoniário), para abraçar os meus pais xD. Obrigado padre por ensinar sobre como expressar a paz, digo como passar a paz de Deus.

Victormdellosso
Автор

Vejo em algumas celebrações da Semana Santa uma equipe cantando o que não é, nem litúrgico e nem propício para o tempo e nem o que está sendo celebrado. Mas fico indignado porque os Sacerdotes não falam nada. E me sinto um peixe fora d'água. E mais uma vez lhe pergunto Pe. Paulo Ricardo: nos dias de hoje, é errado CANTAR A LITURGIA? Por que se for para cantar qualquer canção que esteja na mídia, apenas para atrair fiéis, eu prefiro me afastar do canto, mas continuar apenas indo às celebrações.

alexcesar
Автор

O povo não respondeu "et cum spiritu tuo", infelizmente a tradução do Missal Romano feita no Brasil não foi correta e a liturgia não é preservada em nossas paróquias.

Diegogsilva
Автор

O que faço? Me afasto do canto e fico vendo as banalidades sendo cantadas na missa sem que elas tenham uma ligação com o que está sendo celebrado? Será que gostar e querer dialogar com os padres sobre a música litúrgica (que eles mesmo já sabem) é errado e eu estou afastando jovens e outros pessoas, que hoje buscam apenas uma canção que as façam chorar, mas não evangelizam em nada?

alexcesar
Автор

Mas pq no folheto aparecem "dispersar o canto" ou seja naquele dia não se pode cantar, mas e em outros dias que não aparecem ? Por esse motivo fica a dúvida.

josegomes
Автор

As vezes penso que alguns padres deveriam formados em relação a isso... Pois muitas das coisas anti litúrgicas que os leigos cometem na missa são induzidos pelos padres ou ministros pois as vezes pedem pra todos rezar a oração eucarística, pedem pra bater palmas, saem do presbíterio e vão desejar a paz para a assembléia.. é tantas outras coisas.. o povo fica confuso em saber o que pode e o que não pode pq se o padre que estudou anos pra se tornar padre (pessoa de Cristo) tá fazendo ou tá falando pra gente fazer.. fica complicado

vitoriaspancovick
Автор

Percebo qt os padres não estão em obediência, pq cada um quer celebrar d um geito e permitindo abusos na liturgia. Nós como leigos temos o direito d reclamar só q tem padres q não aceitam e ficam até cm raiva da gente. Fazem e deixam fazer o q bem entendem.

mariadelourdesbrandao
Автор

Bateria não deveria ser usada em momento algum da missa, pois não é um instrumento litúrgico.

MrTavao
Автор

sera que para dizer., ajuda uma pessoa que entrou a uma igreja e ouvir o canto da paz ajuda? se for sim bz=

climaboltclimatizacao
Автор

Comentário pertinente, penso de forma muito semelhante ao Padre. Estando prestes ao sacramento da Eucaristia, o abraço da paz deve zelar pelo momentuum da missa, que é de silêncio, preparação e concentração para o grande encontro com Nosso Senhor.

cractulll