POR QUE você 'não pode' CONSERTAR seu CELULAR?

preview_player
Показать описание
"Lâmpada de DUBAI"

"O enigma da lâmpada que funciona desde 1901"

"Words aren't enough. We need ACTION." no YouTube

"This is why we can't have nice things" no YouTube

Europe, let's make smartphones easier to fix!

Planned obsolescence? It's gone too far!

Right to Repair is about a lot more than what is decided in Brussels!

Quando você quebra a #tela do seu celular e necessita #trocar o painel trincado de um Xiaomi, Motorola, Samsung ou mesmo um iPhone, chega a dura realidade de que (talvez) valha mais a pena comprar um smartphone novo (do que realizar de fato o conserto).

Indo desde o caso "batterygate" que marcou a Apple com seus iPhones e iPods, discutimos nesse vídeo sobre o Cartel de Phoebus, obsolescência programada, obsolescência percebida e as ações americanas e européias sobre o "Direito de Reparo" (ou #RightToRepair em inglês) que já existe no meio automotivo (e que pode chegar aos celulares em algum momento).

🔥 PARA ECONOMIZAR: GRUPO DE OFERTAS NO WHATSAPP E NO TELEGRAM 🔥

❗❗ VOTE NO CANALTECH ❗❗
➡️ iBest:

😁 QUER TER UMA CAMISETA IGUAL DOS NOSSOS APRESENTADORES? 👀

🔊 PEDRO E ADRIANO FALANDO TUDO QUE ELES NÃO MOSTRAM NO YOUTUBE 🔊

🎧 PODCAST DIÁRIO COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE TECNOLOGIA 🎧

😍 INSCREVA-SE NOS NOSSOS CANAIS 👍

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Fiquei muito feliz com a citação no final :-) Acompanhamos vocês há muitos anos! Também somos fãs!
Abração!
Iberê

manualdomundo
Автор

Eu tenho um exemplo perfeito disso. Trabalho com assistência técnica de celulares há alguns anos e nesse tempo percebi que as empresas tornam os aparelhos obsoletos de propósito e posso provar em prontos:
1. As atualizações de aplicativos deixam os aparelhos sem espaço de armazenamento deixando-os lentos demais. Por padrão no android todos os apps atualizam automaticamente quando no Wifi e o que eu percebo é que aplicativos simples como o app de SMS, Maps e diversos outros passam ocupar um espaço absurdo depois de atualizados (um só app pode ir de 20MB a 150MB ou mais, por exemplo. Imagine isso em 30 ou mais apps), e essas atualizações NÃO trazem nada de novo que justifique tanto espaço consumido. Tanto é que a solução, na maioria dos casos, pra aparelhos com lentidão é desinstalar as atualizações desnecessárias desses apps e desativar as atualizações automáticas.
2. Atualizações constantes do sistema operacional. Se vc tem um iPad com OS antigo, por exemplo, pode ser que vc já não consiga mais baixar ou atualizar apps como Instagram, Facebook etc. O motivo? A fabricante não quer que vc use um aparelho por muito tempo e pra isso afirma que seu aparelho está obsoleto mesmo vc sabendo que ele ainda está funcional.
No Android a mesma coisa acontece. Um S9+, por exemplo, não irá não receber a atualização para o Android 11 mesmo sendo um aparelho com 6GB de RAM, 128GB de armazenamento e um poder de processamento considerável enquanto que um a20 ou a30 que são bem inferiores quanto ao hardware já estão rodando essa nova versão do sistema. Qual a lógica? Dinheiro. Não importa se o seu celular está funcionando, se ele tem mais de 2-3 anos vc deve comprar um novo.
3. Por fim, todos os anos são lançados dezenas de celulares todos praticamente iguais. Se pararmos pra pensar, qual foi a última grande novidade implementada em um celular? -Sensor de impressão digital? Isso já faz quase uma década. -Conjunto de 3-4 câmeras? Isso é mesmo necessário? Precisamos de tantas câmeras pra postar foto com nossos pets ou a mandar foto de comprovante de depósito pelo WhatsApp? A resposta é não. Mas o marketing faz vc pensar que precisa disso e que todo mundo tem e vc não pode ficar 'desatualizado'.
O pior de tudo é ver gente simples e humilde sendo escravizada pelo marketing, pessoas que acham que comprando um iPhone de 5 mil reais em 99 prestações vão ser mais felizes.
Não caia nessa seja um consumidor consciente. Espero que esse relato ajude alguém de alguma forma a compreender um pouco mais sobre esse injusto mercado da obsolescência programada aliado a uma cultura de consumo desenfreada.

infotechnorte
Автор

A frase "não deveria custar o preço da fazenda inteira, trocar a roda do trator" mudou totalmente minha concepção sobre a realidade.

matheusheitor
Автор

Muito bom! Sou um "consertador" que gosta de reparar algo que quebrou apenas um pedaço, mas é incrível como isso fica cada dia menos possível e a quantidade de LIXO é gigantesca. Assunto delicado e muito bem abordado, parabéns para a equipe do Canaltech.

fellyppecsl
Автор

o cara que fez a edição desse vídeo tava inspirado, kkk parabéns

juniorocha
Автор

Incrível ver finalmente um canal Brasileiro grande falando do "right to repair", precisamos de mais pessoas falando disso! Ótimo vídeo.

eduga
Автор

Que explicação clara. Tenho 53 anos e não domino tecnologia, mas tenho senso crítico e vivo me perguntando sobre esses desperdícios... Todos os meus celulares foram substituídos por estarem obsoletos. Nunca me conformei com isso. Tomara q tenhamos leis q ampare nosso direito de reparo.

MarciaBNeves
Автор

Pura verdade. A mensagem que fica pra mim, é que, aqui no Brasil, não entendemos ainda a força do consumo, a força do consumidor. Nós não nos unimos contra empresas que aumentam os preços abusivamente ou, fazem produtos que não nos atendem de forma a satisfazer nossos desejos. Aqui pensamos, ah, é assim mesmo, e seguimos comprando. Já fui muito assim também, assumo. Hoje uso um celular que a dois anos está com a tela trincada, e dane-se. Não vou gastar 8/10 do preço de um novo pra trocar tela.
Uma outra coisa que me incomoda muito em celular. Gastam uma fortuna com design, cores personalizadas, texturas de materiais, vidros "indestrutíveis" (mas coloca o celular com um palito de dente no bolso e ganhe um risco), e aí depois de todo este valor agregado ao produto... Somos obrigados a comprar uma capinha preta xingling porque senão o celular não sobrevive a primeira queda (quem nunca deixou seu celular cair que atire a primeira tela). Pq já não fazem o celular emborrachado e ponto? Vende este atributo como diferencial - Ei vc, vc não vai precisar comprar uma capinha assim que comprar nosso celular. Seria ótimo.
Aliás, já que as telas não aguentam nada, pq eles já não mandam uma película que custa 1/200 do preço da tela pra protegê-la? Afinal, custa menos e tem mais tecnologia de resistência que a tela... Será?
Obrigado aos que leram.

ChristianAdamovich
Автор

Que vídeo incrível, eu jurava que entraria e ficaria ao menos 5 minutos mas foi me comovendo que eu assisti até o fim. Obrigado a toda equipe do canaltech por este vídeo muito informativo!

coruja
Автор

Adriano, vocês não são um canal apenas de "isso é bom, isso é ruim e vai depender do seu bolso", vocês realmente informam. Por favor, nunca deixem de ser o que são.

mariliadebarroslardafiguei
Автор

Vídeo bom com um tema top. "Não deveria custar o preço da fazenda inteira, trocar a roda do trator" é simplesmente a melhor frase que eu escutei em meses

Lian_Queue
Автор

Eu tenho um notebook Pavílion V6 da Hp de 2012. Eu uso ele até hoje. As únicas peças que tive que alterar (por acabar o tempo de vida útil) foi o HD, que troquei para um SSD em 2017, e a ventoinha, que troquei em 2021. As demais peças são originais. Tenho ele há 11 anos. A HP está de parabéns pelo tempo de vida que meu note tem!

eduardolutzerschwingel
Автор

Eu tenho um tablet Samsung, é o Galaxy Tab 2, comprei em 2014, ele está em perfeitas condições físicas, MAS! Agora ele não funciona mais pois as atualizações não chegam mais pra ele, ele não instala nem o YOUTUBE. Eu tenho um aparelho que liga, está perfeito em hardware, mas está obsoleto por uma escolha da fabricante de não atualização. Os eletrônicos portáteis são feitos para serem descartados pelas fabricantes sim, fico feliz desse assunto está sendo abordado.

barbarasoares
Автор

Isso não é um vídeo é uma obra-prima, faz muito sentido a abordarem desse conteúdo, não só para os celulares mas para toda a indústria mundial, uma forma mais renovável das coisas, como energia, que poderíamos usar energia solar em vez das poluentes queima de carvão e usinas, nos estamos simplesmente matando nosso planeta ou seja matando a nós mesmo...

passoquinha
Автор

Assunto não é delicado não, é sacanagem mesmo.... Simples assim... Sou da área técnica elétrica, e nos últimos 5 anos desisti de concertar QQ coisa... Simplesmente foram feitos para q não o possam... Foda

raulzito
Автор

Passando para dar os parabéns à galera do Canaltech.. vocês levantaram uma questão que há muito penso a respeito!! E fizeram isso com competência técnica (parece até um artigo científico com as fontes de informação), por favor, continuem o trabalho de excelência!!! E, com o bom humor que os caracteriza.

lbhaymus
Автор

Eu comecei a trabalhar com tecnologia em 1989... Até o final da década de 90, nós conseguíamos reparar de tudo, do rádio de pilha AM até um Radar, passando por copiadoras, impressoras, centrais telefônicas, Fax e computadores... Dali para frente, os componentes simplesmente começaram a desaparecer, até o ponto da impossibilidade do reparo das coisas. Pois bem, é claro que a indústria precisa produzir evoluir suas tecnologias, mas nós adquirimos produtos que podem nos servir por anos a fio de forma aceitável. Coisas que duravam 5, 10, 15 anos como dito, estão se danificando com 2 ou 3 anos de uso, e não faz sentido a trocas destes, pois estão sobre a égide da tecnologia vigente e o pior, custam muito, muito caro! Eu acredito que deva haver sim legislação que obrigue aos fabricantes manter peças de reposição disponíveis por um período pré-definido, ou ao menos pelo tempo em que durar a tecnologia. Foi bem recordado sobre as dificuldades da reciclagem e reaproveitamento, e podemos ver isso bem quando lembramos do saquinho do mercado... Quando os saquinhos de mercado eram de papel, se reclamava sobre a derrubada das árvores e cia ltda, e se instituiu o saquinho de plástico. O que se esqueceu que o saquinho de papel é por natureza bio degradável, e as árvores vinham de reserva de re-florestamento, por fim todos os saquinhos de papel não mais existem, já os malditos saquinhos de plástico, ficarão a poluir o planeta por 200, 300 anos ou mais... Podemos citar vários exemplos, como das garrafas de vidro X garrafas Pet... É preciso encontrar o equilíbrio! Já finalizando, vi recentemente esse power bank descartável... Confesso que fiquei desolado ao vê-lo... Simplesmente a coisa mais sem sentido que vi em toda a minha vida! (e olha que eu já vi alguns absurdos) ... Parabéns pelo vídeo, e o tema muito relevante para galera que só pensa em consumo, prega a sustentabilidade na rua e troca de iphone todo ano! Quem sabe agora entendam... Um grande abraço!

sandroaguiar
Автор

Vídeo perfeito! Totalmente explicativo sobre um assunto que ninguém comenta, mas todos passam muita raiva com essas malditas marcas de celular por diversas vezes! E sempre que ocorre um reparo sempre vem junto alguns problemas. Um reparo nunca é perfeito e sempre lhe faz comprar um novo, as vezes mesmo sem poder comprar! A Equipe do CanalTech é simplesmente incrível, Parabéns pelos vídeos e a você também Adriano, você é demais!

athawilldsonqueiroz
Автор

Canaltech pelo amor de Deus continue com esse excelente trabalho... Meu Deus que vídeo bom! Sério, incrível!

lucassamuel
Автор

Impressionado com a qualidade técnica e especialmente o conteúdo do vídeo. Raramente eu assisto esse tipo de conteúdo em português, porque na média o nível dos canais estrangeiros é mais alto. Fiquei impressionado de que v. citou o BigClive, o Linus e o Derek (Veritasium), todos canais velhos conhecidos meus, o que me confirmou o tanto que vcs estão totalmente antenados com os canais "de ponta".

OgbondSandvol
welcome to shbcf.ru