Você já entrou em uma FÁBRICA DE FIOS e CABOS? NÃO, então VEM VER!

preview_player
Показать описание
⚡️ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
------

📣 COMUNIDADE FAAALA ENGEHALL 📣
Junte-se à nossa comunidade no WhatsApp para receber dicas e novidades valiosas na área elétrica, informações importantes e muito mais. 😉
------

Gostou desse vídeo? 😍
✔️ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Você já entrou em uma FÁBRICA DE FIOS e CABOS? NÃO, então VEM VER!

Conheça também o canal O Pulo do Gato na Construção, o maior canal de construção da América Latina!

O processo de fabricação de cabos se dá com a chegada da matéria prima na fábrica, o cobre 99% puro em forma de um vergalhão espesso.

Esse vergalhão bruto na máquina de trefilação monofilar, esse processo basicamente tem por objetivo diminuir a bitola daquele vergalhão grosso que chega na fábrica, o que aumenta o comprimento do condutor, isso tudo se dá por uma matriz chamada fieira que fica dentro da máquina principal. Quando acaba a trefilação monofilar a bobina é retirada, e fica aguardando o andamento do processo.

Aquela bobina que passou pelo processo de trefilação monofilar, se junta as outras que já fizeram o mesmo procedimento e entram em outra máquina que irá fazer a trefilação multifilar, ou seja diminui ainda mais a secção do cobre já unindo e torcendo os filamentos, dando o formato inicial do cabo ao qual conhecemos.

Ao sair da trefilação multifilar, fica dessa forma a junção dos filamentos de cobre, são condutores bem finos que mais uma vez serão torcidos com outros filamentos da mesma espessura e por fim se tornar o cabo que encontramos no mercado, só que sem isolação ainda.

Bom a partir daí juntamos a bobinas que fizeram o processo anterior e conectamos a uma máquina conhecida como “buncher”. Esse equipamento basicamente tem a função de fazer o segundo processo de torção, o qual irá unir os filamentos de todas essas bobinas a fim de produzir o cabo que conhecemos. A partir daí a bobina é separada e só é liberada para continuar o processo depois de passar nos testes de qualidade, onde o material fica exposto a uma tensão nominal acima da usual e aí sim é aprovado.

Depois de aprovado no teste inicial o cabo vai para extrusão, esse processo é o que coloca a cobertura no cabo, ou seja onde ele é isolado. O cabo entra nu na extrusora e recebe o composto de PVC aquecido que passa por uma rosca, se ajustando ao cabo através de uma matriz, a partir daí o cabo já sai isolado da máquina, e entra direto nesse disco que aproveita que o material está quente e faz a marcação das informações no condutor, aquelas letrinhas em relevo que vem timbrada no cabo. E logo a frente o cabo passa por esse sensor que fiscaliza a secção externa do cabo e detecta falhas na isolação, depois disso o cabo é resfriado em água reaproveitada e segue para um sistema de polias móveis que tem o intuito de fazer uma compensação automática em caso de alguma falha na extrusora, ou qualquer evento não programado. Por fim sai da extrusora a bobina com 20km de cabos, esse aqui é um 2,5mm² azul, particularmente acho um processo detalhado, que requer muita perícia e que dá gosto de ver!

Pra finalizar aquela bobina segue direto para a empacotadora, que já está programada para medir e cortar o cabo a cada 100 metros, o rolo já sai pronto dela e segue para receber a embalagem, essa parte é toda automatizada o cabo já sai empacotado, recebe a etiqueta de informações técnicas, pra depois se juntar aos outros rolos que serão armazenados no pallet, e por fim vão para distribuição.

POST:

Apoio:

--------
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Trabalho na Sill, e realmente é tudo mt impressionante

gabrieldossantos
Автор

Caracas ! ! ! SHOW DE BOLA ! ! Sempre tive este curiosidade. Pensei até que o Iberê (do Manual do Mundo) fosse apresentar algo parecido, mas a Engehall saiu na frente outra vez. LIKE! LIKE! LIKE! Valeu

alarbacn
Автор

Legal ver como as coisas funcionam. Nunca que passa esse processo todo na nossa cabeça. Show de bola

werneck
Автор

impressionante! O ser humano eh realmente muito inteligente!

manoelsilva
Автор

Tenho muita saudades, afinal foram 30 anos controlado a qualidade dos cabos elétricos.

circodossantospires
Автор

Eu trabalhei em uma fábrica de cabos conduspar condutores elétricos o processo de fabricação é show de bola. Parabéns pelo vídeo.

charlesxr
Автор

Faz tambem a video na fabrica se lâmpada....deve ser show de bola

antonioinaciodossantostony
Автор

Bom dia, já trabalhei na fabrica de cabos , mais essa é top show de bola

andrebonfim
Автор

Show de bola, dei uma carimbada no like👍🏼

heliosantana-macaibarn
Автор

Top. Lá onde eu trabalho não chega nem perto

el
Автор

Esse vídeo foi Dez valeu Paulo Dias de Brasília

paulodias
Автор

André muito massa essa fábrica show de bola e uma fábrica top vou buscar aqui pela minha cidade agora só esse cabos

Cristino