REPENSANDO A EXPANSÃO CÓSMICA | SPACE TODAY TV EP2178

preview_player
Показать описание
--------------------------------------------------------------------

VISITE A LOJA DO SPACETODAY:

--------------------------------------------------------------------

SEJA MEMBRO DO SPACE TODAY E AJUDE COM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO SÉRIA NA ÁREA DE ASTRONOMIA:

--------------------------------------------------------------------

Na cosmologia, existe uma importante premissa usada pelos astrônomos para entender a expansão do universo.

Essa premissa diz que o universo é isotrópico, isso quer dizer que, apesar de diferenças locais, na grande escala, para qualquer lugar que você olhe, o universo tem as mesmas propriedades.

Essa premissa da isotropia é bem fundamentada pelas observações feitas da radiação cósmica microondas de fundo, ou a CMB, como conhecemos.

A distribuição uniforme da CMB no céu, sugere que nos primeiros dias de vida do universo ele se expandiu rapidamente e com uma mesma taxa em todas as direções.

Mas será que isso vale para o universo de hoje? Com isso em mente um grupo de pesquisadores resolveu colocar a isotropia à prova.

Os pesquisadores escolheram 800 aglomerados de galáxias, e se a isotropia estiver valendo, as propriedades dos aglomerados seriam uniformes em todo o céu.

Então, com o XMM-Newton da ESA, os pesquisadores usaram a temperatura de raio-X do gás extremamente quente que permeia os aglomerados e compararam os dados com o brilho dos aglomerados no céu.

Aglomerados com a mesma temperatura e localizados em distâncias parecidas, deveriam aparecer com o mesmo brilho.

Mas não foi isso que eles observaram, aglomerados com as mesmas propriedades e temperaturas parecidas, apareciam menos brilhantes do que o esperado em uma direção e mais brilhante em outra.

As diferenças chegaram a 30% e não eram aleatórias, elas tinham um determinado padrão.

O que será que tinha acontecido?

Um gás não detectado, nuvens de poeira obscurecendo a visão, movimentos de grande quantidade de matéria, nada disso foi suportado pelos dados.

Só restava uma coisa então. O universo é anisotrópico, ou seja, as propriedades variam dependendo para onde você olha.

Isso tem uma implicação direta em muitas coisas no universo, principalmente na estimativa da distância, que é fundamental depois para se estimar o Parâmetro de Hubble e outras coisas.

Essa estimativa se dá através da aplicação de um conjunto de parâmetros cosmológicos e equações, que são baseadas na isotropia.

Tudo isso ainda precisa ser muito bem confirmado, mas se estiver mesmo certo será uma grande revolução na cosmologia.

Os pesquisadores acham que pode ser algo ligado a algum efeito invisível da energia escura , a componente misteriosa do universo da qual pouco se sabe, mas que é a responsável pela aceleração da expansão do universo, e também representa cerca de 70% da sua massa.

Para tentar ajudar nisso em 2022, a ESA irá lançar a missão Euclid com o objetivo de observar bilhões de galáxias e entender a expansão do universo, a aceleração e a natureza da energia escura, pode ser que esteja aí o segredo disso tudo.

Além disso, a sonda eROSITA da ESA e ROSCOSMOS está estudando os aglomerados de galáxias, ela deve detectar dezenas de milhares de novos aglomerados e isso pode ajudar também nesse tipo de estudo.

Enquanto isso, fica a questão, o universo é isotrópico ou anisotrópico?

Fontes:

#COSMOLOGY #EXPANSIONOFTHEUNIVERSE #SPACETODAY
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Quem mais inicia o vídeo falando junto com o Serjão? Kkkkk curto demais essa entrada de vídeo

kayronvargas
Автор

Conteúdo de ótima qualidade eu amo esse canal !!!

ygor
Автор

Acredito, por que faz sentido e sobre a pergunta do professor, se observar o universo como um todo, ele é um valor fixo porém se for segmentando ele por setores, se observa diferenças... Da mesma forma que se estuda a derivada de uma parábola!

andreimetaleiro
Автор

Daqui a 20 anos, como mais ou menos é esse tempo que temos uma mudança significante nos paradigmas da Cosmologia vierem dizendo que o Universo é semelhante a um Rio e não esférico, eu não vou me surpreender!

Mssesteves
Автор

Quanto mais aprendemos sobre o cosmos mais perguntas temos e quase infinito

lucasbarros
Автор

GEODE podem explicar a anisotropia. Eles partem do princípio de que os buracos negros, que seriam matérias bariônica e escura convertidas em bolotas de energia escura, influenciam a taxa de expansão do universo. Como cada bolota (buraco negro) tem uma massa diferente, a taxa seria diferente para cada região com um conjunto de buracos negros.

RodrigoSilvaBarros
Автор

Acho que a ideia da isotropia ainda pode continuar muito válida, já que até esses 800 aglomerados de galáxias analisados também estão dentro de um outro contexto ainda maior.

nops-wu
Автор

Sua pronúncia é tão perfeita, que posso acelerar o vídeo, e tudo é perfeitamente compreensível.

Ignezregis
Автор

Boa noite Sérgio, dividindo o mesmo tema novamente ! Somos quase Isotrópicos ! Hahaha ! Mas minha expansão é menor que sua, é concentração de matéria na sua região !? Hahaha . Bom trabalho amigo !

CienciaNewsOficial
Автор

Olá Sérgio. Não sei se você conhece a série O mundo perdido. Ela termina com o mundo perdido colapsando em uma singularidade. Aí estive pensando: com tantos buracos negros no universo não seria estranho concluir que o universo acabaria também se colapsando numa singularidade. O que você acha? Talvez seja até tema para um próximo vídeo, que tal? Um grande abraço.

voriquefaria
Автор

Agora mesmo aqui no Riu Grande do Sul, 10 objetos não indentificados do Sul para o Oeste as 19:31

robsonvieira
Автор

Ciência e Direito tem muito essa característica de serem altamente mutáveis.
No começo desse e final do ano passado bastante coisa mudou no Direito Penal, por exemplo, com pacote anticrime, lei de abuso de autoridade e etc. A gente que estuda tem que correr atrás de se atualizar todos os dias. É fod@, Serjão!

gabrielmachado
Автор

Sendo eu um leigo em cosmologia, mas muito interessado há muito tempo nesta ciência, fico questionando porque nunca é colocada nenhuma duvida sobre essa dita relação indiscutível entre a alegada expansão do universo, que poderia ser um evento cíclico, e o fato de existir um começo ... O infinito é demais para a mente humana ?

alexandreboratto
Автор

Tava esperando o vídeo hj Sérgio. Abraço.

leonardoaraujo
Автор

#TeamAnisotropia o caos é tudo pra mim

Spaceman
Автор

Mestre, penso que o universo não é, apenas está. Ainda não tivemos tempo suficiente de observação para fazer afirmações tão categóricas.

joferbrasil
Автор

Sergio, boa noite.
Aproveite para fazer um (ou mais vídeos) sobre a função as principais descobertas de cada telescopio, rádio telescópios, observatórios em operação atualmente.
Tem muito material para vários vídeos.

RickNex
Автор

Sergio, uma dúvida que não tem relação com esse video, mas talvez seja ideia pra outro. poderia ser possível observar da Terra, a olho nu, alguma etapa da chegada espacial na lua? o brilho da nave orbitando, ou mesmo um borrão dela aterrissando? desculpe se eu tenha falado besteira, fiquei com essa enorme dúvida e não achei nada na internet.

MarceloAlves
Автор

Isso é tão incrível quanto a radiação Hawking, na verdade o universo é como um oceano infinito com mistérios a fundo

erikmoreira
Автор

3:05 começa o vídeo. pra quem quer ser mais direto 😉

ClaytOnline