Onde foram parar as Matrículas Consulares?

preview_player
Показать описание
Neste vídeo, o advogado da Hannover Cidadania Alemã, Fabio Werlang, discorre sobre onde poderiam estar os livros de Matrícula Consular dos 38 consulados da Alemanha que existiram no Brasil entre 1869 e 1942.

#cidadaniaalemã #passaportealemão
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

O seu trabalho e dedicação são fantasticos!

solangeanjos
Автор

Consegui cidadania de imigracao em SP em 1827. Tinha 3 matrículas. Acredito ser uma das mais antigas com sucesso 👍

virgiliobusnellojr
Автор

Parabéns Fábio Werlang pelo teu trabalho de pesquisa dos imigrantes alemães. Que consiga informações importantes para muitos que desejam obter a cidadania-alemã.

sandrakorting
Автор

Os antepassados (STEFFENS) da minha esposa chegaram no Brasil em 1846 (aproximadamente) se estabeleceram em Santa Catarina, eu consegue todas as certidões, só falta a matrícula consular.

mhoberetta
Автор

Meus antepassados (família Rhein) vieram pro Brasil em 1846 chegando a colônia de Santa Isabel -ES no início de 1847 porém não temos nenhum documento e não consegui achar até o momento nada q comprove o vínculo, é muito triste ter essa limitação sendo que se sabe que vieram direto da Alemanha pra cá através da certidão de nascimento e registro de chegada. Parabéns pelo trabalho.

apaulabona
Автор

Boa sorte Fabio. Continuo na torcida por vc e por todos que façam esse tipo de busca e pesquisa. Ja pesquisei aqui em Blumenau, assim como sei que tem historiador aqui que hoje ainda procura esses documentos. Espero que vc encontre a resposta da pergunta do video em questao.

samuelklein
Автор

Trabalho de pesquisa maravilhoso, meu reconhecimento.

nilson
Автор

Parabéns pelo seu trabalho Sr Werlang. Tenho fé de que encontrarás o livro de matrículas consulares de Campinas nessa entidade mencionada em seu vídeo.

heitora
Автор

Sensacional o vosso trabalho, Werlang! De grande importância pra todos nós, parabéns!

andrehoeldtke
Автор

Parabéns Fábio pelo trabalho e esforço. Boa sorte em Berlim

robertaende
Автор

Muito bom o seu trabalho, que bom encontrar pessoas apaixonadas pelas raízes. Tenho esperanças de encontrar as matrículas de Mathias Petry. Obrigada pelo excelente trabalho.

janainapetri
Автор

Muito bom!!!
No aguardo do novo video com as novidades :)

diegophhh
Автор

Obrigado sempre acompanhado seus videos, estou em busca da minha cidadania também.

LucasAlves-tgkf
Автор

Essa lei da matrícula consular podia mudar...Todos os meus antepassados alemães vieram em 1829. Tenho tudo e toda informação deles, o que pega é essa matrícula.

Jess-qrjn
Автор

Olá, boa noite. Primeiramente, muito obrigada pelos esclarecimentos e pelo ótimo trabalho. Assisti ao vídeo em setembro/2023 e não encontrei o vídeo sobre os novos livros de matrículas consulares? Foi encontrado mais algum na viagem que o Senhor mencionou no vídeo? Grata desde já.

OficialLetsNessa
Автор

Essa exigência rigorosa da matricula é algo lamentável e injusto. A grosso modo, alemão que veio antes de 1904 não era alemão. Salvo se comprovasse intenção mediante registro consular, mas isso em uma época onde a informação era precária e o transporte extremamente difícil. (zero razoabilidade)
Existem 3 pontos a se considerar quanto a essa injustiça.
1)Principio jus sanguinis afetado pela matricula.
2)A maioria dos registros consulares (matriculas) foram perdidos pelo próprio consulado.
3)Uma lei de 1935 revogou artigos importantes da lei de 1913, onde flexibilizava a recuperação da cidadania aos ex-alemães que vieram antes de 1904.
Pior é ver que isso dificilmente mudará.

gabriel
Автор

ele é alemao veio para o brasil Friedrich Rheinberger eu vi uma materia que tem uma lista frederico reimberg mudou nome colonizou santo amaro, acredito que seja a mesma pessoa 1828

Andinho.yra
Автор

Fico pensando a total ausência de lógica em se alterar uma lei mas não de forma retroativa. Seria o mesmo que você buscar o reconhecimento de um sobrenome de um antepassado escravo no Brasil (sei que não tinham sobrenome pois eram propriedade, mas hipoteticamente falando) e lhe fosse negado em pleno 2023 pois na época ele era escravo e segue sendo tratado dessa forma em 2023. Assim é tratado o entendimento sobre as matrículas consulares ou a cidadania pela mãe na Alemanha. Já foi entendido há mais de século ser incabível no caso das matrículas, mas retroativamente ainda discriminam. É um dos pontos fracos de serem extremamente ordeiros e burocráticos, seguem parâmetros sem muitas vezes questionar a total falta de lógica em uma reforma de lei que ficou incoerente e/ou inconstitucional, mas continuam aplicando. Ordnung muss sein ao extremo. Enquanto isso eu aqui com 100% de ascendência germânica sigo frustrado enquanto milhões de refugiados invadem a Alemanha e recebem assistência governamental. É de um absurdo imensurável.

wotanmituns
Автор

Meus ancestrais alemães tinham registro em Itajaí e iam regularmente a cada 10 anos no consulado. Porém, não estou conseguindo encontrar esses registros para dar entrada na minha nacionalidade alemã. Tenho os dados de registro na Alemanha, mas não tenho no Brasil, o que tem dificultado o processo.

vaniapaulastolterodrigues
Автор

Já encontrei documentos alegando que meu trisavô foi cônsul alemão em Itajaí, mas a matrícula... nada.

vitormk