Pela cara do Nilson Xavier, já dá pra notar que os fragmentos de Memórias de Amor foi uma tristeza que só viu
denisferreira
Maneco Bueno estava em ascensão no teatro, havia dirigido e escrito um filme (Cia da Solidão Ltda) quando perdeu os pais num acidente de carro. Ao terminar os compromissos com a novela Olha Os Lírios do Campo, mudou-se para Nova York com planos de estudar na Escola de Artes Dramáticas. Empregou-se como garçom num restaurante, onde conheceu e relacionou-se com um oficial norte-americano, que foi um dos primeiros portadores do vírus da AIDS, de quem contraiu, vindo a falecer em poucos meses. Fez peça com Cininha de Paula e era muito amigo do Wolf, com quem contracenou no Sítio do Picapau Amarelo e em Memórias de Amor. Pouco antes de deixar o Brasil, foi o ganhador do Troféu Mambembe 1980 na categoria infantil com a peça "O Diamante do Grão-Mogol".
mizticidad
O Maneco Bueno também participou do arco Romeu e Julieta, na temporada de 1978 do Sítio do Pica-Pau Amarelo (junto com o WOlf Maia). Aliás, ele estava fraquíssimo no Sítio. Infelizmente faleceu vítima de complicações respiratórias (era portador do HIV, um dos primeiros artistas a falecer de complicações do vírus).
lleemmooss
14:29 talvez o horário das seis tenha sido o último a perder os hábitos da TV preto e branco. Observamos isso desde o famigerado talco no cabelo em Gina, para simbolizar (e só simbolizar mesmo) cabelos brancos em um ator jovem 😂😂. Cenários fracos, caracterização relaxada e figurinos pobres eram padrão na TV preto e branco, pois se a imagem e as transmissões eram opacas e ruins, a preocupação era apenas em fazer o público distinguir o que era o que. A TV a cores naturalmente exigia um apuro muito superior. Todo esse desprezo pelo horário das seis criou a fama de inferioridade do mesmo, tida infelizmente até há poucas décadas atrás. Por ironia, atualmente é onde estão as melhores novelas em cartaz.
emanuelmedeiros
Ah, eu até gostei! Amei a abertura com Simone (sabendo agora q essa música vem dessa época kkk). Pegada clássica, clean, uma qualidade na fotografia. Jardel, o melhor em cena, com certeza. Pela primeira vez gostei do Tornaghi e gostei do casal com Sandra Bréa... Mirian Rios, como era lindíssima! E sempre sofrendo todas na mão do pai no meio de algum fragmento. #freeMirian desse jeito kkk Muito triste a história de vida do ator Maneco Bueno! E realmente, a qualidade empregada nas novelas das 6 era diferente das 7 e principalmente das 8.
FabioFerreira-wsxh
Eu gostei bastante dos fragmentos de Memórias de Amor…
Concordo que Sandra Brea está sofrível no papel de mocinha e que Jardel Filho está excelente como o diretor, mas achei os 6 capítulos muito bons e, acima de tudo, a trama é coerente e “se encaixa”, diferente de Coração Alado, por exemplo, que cada parte dos fragmentos parece uma novela diferente …
thyagomendonca
nessa epoca eu era criança e minha mãe só via a tupi mas eu conhecia as outras novelas desse ano da globo, dessa eu não tenho lembrança nenhuma, vou ver, tô vendo todas
BETO-kttw
Eu também me lembro dessa novela, eu também achava chata. Mesmo assim, a música da Simone na abertura me marcou profundamente. Me lembro que, quando li O Ateneu e soube que ela tinha sido baseada nesse livro, eu quis ver, por curiosidade, mas ela nunca reprisou. Então, fica a frustração sem remédio agora. De qualquer forma, a música me arremessa no tempo e volto à infância quando ouço.
anselmovieira
Bom dia Nilson. Edson de Curitiba. Eu não tenho lembranças de Memórias de Amor. Pois eu era criança .Achei seu comentário muito feliz e acertivo. É uma novela ruim.Por isso nunca foi reprisada. Parabéns para você. Bom final de semana. 😉
edsonhennings
Mesmo sabendo que Memórias de Amor não fez muito sucesso na época de sua exibição, eu amei ver a novela naquela época de 1979.Eu amo Sandra Bréa e é sempre bom vê-la em cena, porém admito que ela não foi a melhor escolha pra viver a mocinha romântica, acho que esse papel deveria ter sido de Míriam Rios que, na época após vencer um concurso para escolha de jovem atriz estava despontando como uma grande promessa e que realmente em anos seguintes comprovou isso.O Jardel Filho está ótimo, embora na época eu morria de medo do Aristarco.A abertura da novela eu achava linda e bem ao estilo da época.Em resumo, eu tenho muito mais pontos positivos, que negativos de Memórias de Amor.E quero fazer um registro, aqui, quando jovem, o autor Wilson Aguiar Filho, era muito lindo, pena que partiu tão cedo.
juniornascimento
Minha mãe gostava desta novela, lembro que eu era adolescente, estudava á noite, e a música da abertura ficou marcada, pois era na hora que eu saía para ir ao colégio!
ellyroche
Nilson, realmente esse período que vai de 1977 até 1982, mais ou menos, é um período de (paradoxal) turbulência na teledramaturgia da Globo. Ao mesmo tempo em que viu sua principal concorrente desaparecer, é uma época de baixo orçamento nas tramas das seis, das sete e até mesmo das dez (faixa extinta em 1979). Uma curiosidade: Gina, Sinhazinha Flô e Memórias de Amor tinham, em comum, Sérgio Mattar (diretor de programas) na direção, auxiliando Herval Rossano. E uma cara danada de direção de arte de "Sítio do Picapau Amarelo"...
LucasAlvares
Li "O Ateneu" no ensino médio. Achei o livro interessante.
albinnooliveiragrecco
Eu estava com 13 anos quando passou essa novela (1979). O que chamava a atenção era a Masmorra, tipo de cela que os alunos ficavam presos quando desobedeciam as ordens do diretor do Ateneu. Foi uma boa novela.
antoniovilasboas
Em 1979 eu chegava da escola e depois de tomar banho jantava em frente da TV. Porém, o que ficou na minha memória foi a música de abertura com a Simone cantando ... só uma palavra me e também o nome da escola, O Ateneu... achava diferente. Mas da novela, não me lembrava de mais nada.
antonioms
Pelo relato, seria uma ótima minissérie dos anos 90/2000 e não uma novela das 6, dos anos 70.
Acho que faltou alguém dizer que não daria certo.
Vendo Direito de Amar, me surpreendi como a trama é adulta, falando sobre política e até cena de tortura, sendo uma novela das 6.
Tinha um verniz romântico, de época, da moça que quer se manter pura para o seu grande amor, mas, foi comprada, mas, as cenas de Montserrat com sua esposa, tem até uma carga sexual.
jacquelinelima
Essa novela foi uma senhora bomba o único ponto Positivo foi a tema de abertura que foi a música Júlia secreta interpretada por Simone que também foi tema da Carola vivida pela Débora Duarte na novela O Profeta na Rede Tupi em 1977 e uma pequena curiosidade essa também foi a primeira novela de Glória Perez o que seria mais tarde a altura que nessa novela trabalhou com pesquisadora aparece nos créditos finais na novela
AndreGuimaraesoficial
Torço muito pra "Senhora" não ser uma bomba, já que está completa no acervo da globo... Prefiro acreditar que também salvaram ela por ter sido boa, e não somente por ser a primeira colorida do horário kkk
iammatheusf
eu acho que o problema da faixa das seis na época era justamente se prender a estritamente adaptações de livros que se passavam no século anterior, tiveram éxitos, mas da pra perceber que isso prejudicava bastante porque produções de época são mais custosas e a globo poupava muito desses gastos, fazendo as novelas serem baratas e eu diria que até claustrofóbicas
alessa.
Ah, sobre o Maneco Bueno, ele acabou fazendo poucos trabalhos pq, infelizmente, faleceu em 1981.