filmov
tv
“Por trás da partitura” com Lourdes Saraiva e Luiz Mantovani | MCB 3
Показать описание
O Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger (MCB) apresenta este ano a série de entrevistas chamada “Por trás da partitura”. Este é um espaço para que compositores, pesquisadores e intérpretes compartilhem experiências, influências e processos que cercam o seu fazer musical.
Hoje recebemos Lourdes Saraiva e Luiz Mantovani que conversam sobre a relação performance e compositor existente na preparação das obras.
Lourdes é Doutora em Composição Musical pela Universidade de York, Inglaterra, com bolsa da Fundação CAPES, sob orientação de Thomas Simaku. Completou os cursos de Bacharelado e Mestrado em Composição Musical na Universidade do Estado do Rio Grande do Sul – UFRGS, em Porto Alegre, sob a orientação de Celso Loureiro Chaves e de Antônio Borges Cunha. Foi indicada como melhor compositora ao Prêmio Açorianos de Música 2014, com a peça Retrato Metafísico de Porto Alegre, para violão solo, do CD ‘Porto Alegro’ gravado por Daniel Wolff. Suas obras incluem peças orquestrais e para conjunto de câmara, peças para voz, e solo para diversos instrumentos as quais têm sido tocadas e gravadas no Brasil, e também no âmbito internacional. Ministra disciplinas de Percepção Musical e Composição no Departamento de Música da UDESC.
Luiz é violonista e professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC em Florianópolis, desde 2003. Ele possui PhD em Musicologia pelo Royal College of Music em Londres, Mestrado e Artist Diploma pelo New England Conservatory of Music em Boston, e Bacharelado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Instrumentista com atuação internacional e especialista em música de câmara, integrou por 11 anos o Quarteto Brasileiro de Violões – com quem recebeu o Grammy Latino em 2011 – e atualmente integra o NOVA Guitar Duo.
O Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger é produzido pelo Grupo Sintonize, com colaboração do projeto Tomada Um da UDESC e realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultural/Artes - Edição 2019.
Siga-nos também nas redes sociais!
Grupo Sintonize
Tomada Um