COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR NO BRASIL | MANUAL DO BRASIL

preview_player
Показать описание
De uns tempos pra cá a gente anda ouvindo um monte de gente dizendo que o governo vai começar a taxar o sol. Será que é isso, mesmo? Clica no PLAY pra saber o que está realmente acontecendo e não esquece de se inscrever no canal e ativar o soninho pra ficar por dentro das novidades do Manual do Brasil.

Assista também:

MANUAL DO BRASIL é o canal que busca conscientizar a população brasileira de como o país funciona na prática para vocês tirarem suas próprias conclusões! Portanto, fique ligado!

#MANUALDOBRASIL #PEDRORODRIGUES
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Tenho energia solar em minha residência e o único subsídio que tenho é ter que pagar uma taxa mínima de R$ 30, 00 para operadora de energia elétrica todos os meses obrigatoriamente, mesmo não tendo consumido energia da operadora. Vc deve ser contratado pra fazer looby para as operadoras ou deve ser um total desinformado. Sabe de nada inocente!!!!

amandreluis
Автор

Quanta fake nesse discurso, eu tenho painel solares e sou apenas um agricultor, só na adquiri que não quer . Tem financiamento para isso . Claro que as concecionarias vão querer cobrar pelo serviço, até acho justo . E hoje não é 1 por 1 kwt já pagamos 25 % de para a distribuidora ... Aliás a Nova palma energia é uma das mais cara do Brasil ... E a mais burrocratica para aprovação de um sistema de placas ...

nilvokieffer
Автор

Respeito a tua opinião, muito claro e objetiva. Mas, tuas observações levam somente o lado da concessionária, porém, os 60%, já são pagos hoje, existe já uma cobrança de imposto atualmente sobre a energia ativa TUSD, que o gerador paga para a concessionária. Segundo, a concessionária aproveita-se da geração solar, visto que, a energia gerada pela pessoa que tem solar, aonde entende-se com energia excedente, estará indo para os vizinhos próximos que não tem energia solar, não gerando perdas, nem taxas de destruição e nem consumo nas hidroelétricas, térmicas e nucleares... E ess é lado como fica? Sai mais barato para a concessionária no período que existir geração solar injetando energia na rede de forma descentralizada e trazendo mais praticidade e qualidade a rede da mesma. Sugiro avaliar este lado também.

TiagoResch
Автор

Quando vc viaja e deixa a casa fechada, com consumo 0, a conta não vem zerada. O mesmo vale pra quem tem placas que geram mais do que se consome: nao vez zerado, mas sim uma taxa, por estar o "fio" ou a rede disponivel. Ou seja, ja se paga isso.
Outra questão é que essa tributação proposta, vem com impostos juntos, que não são necessariamente direcionado para o sistema eletrico.
Pra boiada vai bem essa história, masss, energia elétrica vai sempre ter demanda crescente, e o lobby por grandes obras (empreiteiras e grupos investidores), por possibilidade de "bandeiras" pra tapar furos do governo ou tarifaços, entre outros, me surpreende que tenhamos chegado até aqui com essa possibilidade.
Então, é taxar o sol sim. Sedentos por dinheiro, tem aos montes, e cada um quer sua fatia.

srstefanello
Автор

Mais quem consome energia fotovoltaica paga taxa a celpe sim, aqui em Pernambuco pagamos uma taxa justamente para tarifas de cabos etc.

MariaEduarda-zmmy
Автор

Fale sobre os incentivos de energia dado aos empresários, o que pesa para nós, o consumidor final.

ivaniakunzler
Автор

Não é por aí, pois tbm tem o ponto de investir tbm o ponto de produção que tbm é cara e as tais bandeiras vermelha, é outro ponto errado, pois se as pessoas produzem tbm poupa investimentos e outro ponto, acham mesmo que vai diminuir as contas com as placas ou não?? Se não, o ponto é vc que não tem $$$ para placa paga 10, e se tem paga 10 apesar de tudo e nunca vão diminuir o preço é vão continuar com bandeiras e usando desculpas para para essas bandeiras, que segundo eles é PQ GASTAM MAIS PARA "PRODUZIR" A energia kkkk ou seja, eles aumentaram PQ vão investir, e se vc investece acaba com a desculpa ganha quase nada tbm??

eliasbezerracarvalho
Автор

É bom esse subsidios. Assim estamos incentivado para mudar. Eu acho errado para comparar os incentivos para um Brasil com energia mais limpa é em conta com produção de ambulanças. Pessoalmente, eu estou sorpresa que Brasil não tem mais energia solar. Carros electricos estão extremamente caro. É o qualidade do ar no São Paulo está insuportavel no invierno

marcschipperheyn
Автор

Estou colocando painéis justamente por não concordar em pagar a energia roubada por "gatos" feitos por pessoas como a dona "Maria" da rocinha e que como você mesmo falou, vem embutido nas contas de quem nada tem a ver com o roubo.

germanoradtke
Автор

Realmente o X da questão é de que a energia elétrica não é apenas gerada, ela precisa ser transmitida e distribuída, enquanto o "consumidor" vai apenas gerar. Mas eu vou além dessa questão, o maior problema é a falta de investimentos em tecnologias que diminuam o custo nesse tipo de investimento. O Brasil ainda engatinha nisso...Parabéns pelo conteúdo do vídeo!

jardelsousa
Автор

Usando sua analogia do elétron: para fornecer 1 elétron para uma UC a distribuidora tem que comprar 1 elétron dos grandes geradores, pagando todos os encargos citados. Mas se, uma unidade com GD fornece esse mesmo 1 elétron para outra UC a sem GD, a concessionária obviamente já não precisa comprar dos grandes geradores que normalmente são bem distantes e deixará de pagar muitos encargos e custos, e detalhe ela vai cobrar integralmente o valor desse eletron da UC sem GD. Então a preocupação dessa taxação não é com os demais consumidores, mas sim com a redução do lucro das concessionárias de energia.

SamioSousa
Автор

Meu amigo o governo não deixa ninguém em paz mete a mão em tudo

orlandohqueiroz
Автор

De acordo com o ranking dos Procons, as distribuidoras de energia figuram entre os 5 piores serviços públicos do Brasil. Mas, aparentemente, a prioridade delas é atacar os insignificantes 180.000 clientes de energia solar no Brasil (180.000 em 84.000.000, ressalte-se). Já tentaram de tudo: "Robin Hood às avessas", "GD 2.0", Estudos pagos por distribuidoras, "Prosumidor 2.0" e agora Youtubers. E se toda essa energia e preocupação fossem direcionadas para a qualidade insatisfatória dos serviços atuais das concessionárias? Será que a qualidade não melhoraria? Quais devem ser a prioridades das distribuidoras, afinal?

xandebueno
Автор

O que encarece a conta de todo mundo é a ineficiência do obsoleto sistema existente. Desde o momento da geração lá na casa do ca...te até a distribuição, são 17% de perdas. Esse valor sim é rateado por todos. As bandeiras vermelha e amarela, são fruto do uso de poluidoras e caríssimas termelétricas. Gerar energia próximo a carga é a solução para economizar água (acumular energia na forma de água) nas hidroelétricas e reduzir o uso de termelétricas, bem como aumenta a disponibilidade de energia na rede, reduzindo indiretamente as perdas. Troca de energia não é subsídio e a distribuidora não paga absolutamente nada para quem gera, porém, COBRA tarifa CHEIA quando revende a energia que nós geramos, ou seja, com as parcelas de geração, transmissão, distribuição, perdas, encargos e impostos.... Quem está sendo subsidiado mesmo???? Leia o artigo que sugeri no outro post, e aceitaremos suas desculpas em um novo vídeo com fatos reais.
Não com narrativas falsas que são plantadas pelas companhias de distribuição que querem manter o consumidor CATIVO em seus oligopólios.

eduardonicol
Автор

Dona Maria que mora na rocinha tem "gato" e rouba energia de graça!

danielcunha
Автор

Pela lógica dessa taxação então seria mais justo para você esse cenário: A cada 2 eletrons que um GD produz, ele tem direito a menos de 1 de volta. Sendo que a concessionária deixará de comprar este 2 eletrons de um grande gerador, reduzindo seus custos com encargos, mas cobrará esses 2 eletrons de outra UC sem GD, sendo menos de 1 para cobrir apenas os 40% do custo real da energia e arrecadar sem fundamento 60% do valor de tributos que ela não gostou, e o outro elétron ela terá lucro de 100%. Realmente é muito mais justo garantir e ainda aumentar o lucro das distribuidoras!

SamioSousa
Автор

Com essa história de apagão tô querendo entender mais sobre isso... Mas fiquei confusa ainda... Se quem tem solar paga taxa não entendi essa revolta aí... Tu acredita mesmo que as empresas não estão cobrando? Achei inocente 😂

EusouKalianeMedeiros
Автор

Simples é só usar a energia solar off grid e não compactuar com a concessionária, para se usar a energia solar não precisa homologar!!!

desbravabrasilkombiivetese
Автор

MENTIRAAAA! Olha o lucro da ANEEL! Você manda 3 elétrons da foto voltaica pra rede da ANEEL, ela vende e cobra tudo, dos que não tem fotovoltaica com os tais encargos que ele fala, MAS quando tu receber os 3 elétrons, a noite, que tu mandou, tem que pagar os encargos também então a ANEEL está ganhando DUAS VEZES na ida e na volta!

gilsondepaula
Автор

Corrijam-me se estou errado, mas não queriam taxar em 75% o consumidor homologado?

splendensregan