Porque esse vivente não é de laçar de sovéu curto? - Linha Campeira #85

preview_player
Показать описание
O video de hoje tá inspirado numa pergunta que um assinante fez pedindo pra explicar a expressão: “Não é de se laçar com sovéu curto.”

Primeiramente vale esclarecer que sovéu e laço não são a mesma coisa. Embora os dois sejam feitos da mesma matéria-prima, tem formato parecido e ambos sirvam para laçar os animais.

Porém cada um tem suas peculiaridades e serventias específicas.

O laço é uma peça feita em couro. Onde cada tento é trançado e essa trança redonda é de 4, 6 ou 8 tentos. Um laço tem em média 12 braças de comprimento. Que dá mais ou menos uns 20 metros. E um bom laço, não pode esticar muito, porque a trança tem que ser bem firme.

E aqui eu to me referindo aos feitios tradicionais de laço. Daqueles feitos artesanalmente. Hoje já se tem máquinas e até os tal dos laços sintéticos. Mas isso não entra na nossa prosa hoje.

Já o sovéu é também uma peça feita em couro. Pode ser feito 2 ou 3 tiras de tentos só que ao invés de trançados, como o laço, os tentos são torcidos.

Geralmente são 3 tiras de couro, que são chamadas de ramas. O sovéu não tem um tamanho padronizado, pois é uma peça mais rudimentar, bem artesanal.

O laço por ser trançado, tem por característica ser mais duro, firme e ficar mais armado, sendo mais fácil de fazer uma armada grande. Tem melhor desempenho nas lidas de campo, pra fora.

Já o sovéu, fica mais sovado, mais macio, por isso é melhor pras lidas dentro da mangueira. Além de ser mais forte, mais resistente, ou seja, aguenta melhor os tirão.

Então a expressão “Não é de se laçar com sovéu curto” é justamente dessa característica de resistência do sovéu.

Geralmente, se usa o sovéu quando vai pegar os bicho mais malino, xucro e veiaco, que não se entregam tão fácil. Aí é preciso que a corda seja mais resistente e o sovéu é que dá conta.

E ele não pode ser curto, pq senão o peão corre o risco de que o bicho venha pra cima, por estar muito perto.

Logo, sempre que o vivente é meio quebra a gente usa a expressão: Esse aí não é de laçar com sovéu curto. Ou seja, não dá pra facilitar que o home é brabo e não se entrega fácil.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Excelente explicação combinada com belas imagens de armadas de laço e sovéu para ilustrar tamanha aula de Cultura. Parabéns

fajoolmor
Автор

Sempre muito bons videos e ótimas definições da sensacional cultura gaúcha... Parabéns.

nilsonnana
Автор

Dedão garantido do amigo xiru abagualado

xiruabagualado
Автор

Buanas! Vídeo caprichado. Como sempre.

Agora, vai uma pergunta até meio absurda, mas que simplesmente me dei conta de que é algo que não sei:

Por que se laça o gado? Em que circunstâncias? As imagens e informações, dão a entender que está é uma atividade constante na lida campeira.
Acaso é comum alguma vaca tentar fugir, e o peão ter que traze-la de volta na marra?

letrasetraços
Автор

Mui Bueno, poderia ter uns vídeos de boia gaúcha!!!. Só uma ideia!.

guifavero
Автор

Muito bacana Lucas!!Um quebra costela aqui do RJ pra ti...

lucianohaeser
Автор

Excelente explicação. Parabéns, Lucas!

marlusacardozo
Автор

Que rica cultura !!!! Temos em nossos pagos

rodrigolickoski
Автор

Mas que baita explicação, só não entende a diferença agora quem não quer

claudiogilmarmoraes
Автор

E os podcast Lucas? Quando sai programa novo de quase 2 horas? Os que tem lá já ouvi todos.. abraço

danieltum
Автор

Ótimo vídeo, gostaria de saber o nome da música que vocês usam de fundo nos vídeos...

vitorbressanfranco
Автор

Que bah.... Rondônia te ouve. Apesar que meu encantamento com a cultura gaúcha vem do meu Paraná. Aquerenciado aqui há 12 anos...

evaldoeurich
Автор

Mais uma bela explicação!!!
Parabéns pelo trabalho Lucas!!!

claudioferreira
Автор

Aprendi que sovél é de três ramais, o de dois ramais é rigeira. Se der me explica se é só por causa de região.

VE
Автор

Adorei o vídeo, parabéns 👏 👏👏👏 Como sempre o linha campeira tirando as dúvidas dessa gauchada da melhor forma. Alguém sabe qual é a música que toca no fundo?

roquedepaula
Автор

Bem explicado.
Ninguém tá laçando mais nada. Agora é tudo soja!

robertoozelame
Автор

. Está confuso desde o início. Tem que conhecer a lida campeira.
. Ninguém laça com sovéu. Sovéu serve para atar, atar coisas ou animais.
. Quem tem muito desembaraço é quem "não se ata com sovéu curto"; por dedução a pessoa é tão valente que não se confunde com pouca adversidade, precisaria de muito esforço dos demais, sovéu bem mais longo, pra se deixar atar ou embaraçar.
. Qualquer tira de couro que sirva para atar é um sovéu, composto, trançado, torcido ou de uma só tira. Um laço que se tenha arrebentado, reduzido a pedaços, inutilizado portanto para laçar, geralmente passa a ser usado como sovéu. Se ficar curto e as tranças de pouca flexibilidade, a própria rigidez o torna de difícil manuseio.

josecsvidal
Автор

O sujeito que não tem o que protejer apenas a propria pele e não aceita desaforos nem altercacao de voz este apenas nem se laça ou levara um trancasso. O por isso é tão raro quem se vale a pena mencionar . com isso digo se um maleva te ameaça e tu tens familia tu apenas te cala mas fica sempre na proteção .mas o guasca que não tem essa preocupação ja dá a resposta a altura ..e ai o ferro queima ou come..

ricardomoraes
Автор

Tchê Lucas, é o mesmo que se dizer: "esse índio veio não é de se cozinhar na primeira fervura"!!! É isso???

Darigaiteiro