REVISÃO DA VIDA TODA ÚLTIMAS NOTÍCIAS - VOTAÇÃO NO STF ATUALIZAÇÃO 29/06/2021

preview_player
Показать описание
Olá, tudo bem com você? Eu espero que sim!

REVISÃO DA VIDA TODA ÚLTIMAS NOTÍCIAS - VOTAÇÃO NO STF ATUALIZAÇÃO 29.06.2021
________________________________________________________________________

Muito se discute como será o desfecho do julgamento da revisão da vida toda no STF, Repercussão geral tema: 1102, RE 1276977.

O primeiro voto foi do relator ministro Marco Aurélio, segue o voto:

→ Desprovejo o recurso extraordinário. Eis a tese: “Na apuração do salário de benefício dos segurados que ingressaram no Regime Geral da Previdência Social até o dia anterior à publicação da Lei nº 9.876/1999 e implementaram os requisitos para aposentadoria na vigência do diploma, aplica-se a regra definitiva prevista no artigo 29, incisos I e II, da Lei nº 8.213/1991, quando mais favorável que a norma de transição”.

O voto do Ministro Marco Aurélio foi seguido pelos Ministros(as) Edson Fachin, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski.

E, o primeiro voto divergente do relator foi do Ministro Nunes Marques. Voto:

→ ..."Dados constantes dos autos sinalizam uma despesa na ordem de 46,4 bilhões de reais apenas para quitar o passivo decorrente das aposentadorias por tempo de contribuição no período de 2015 a 2029 (Nota Técnica 4921 /2020 da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia). Tal valor seria substancialmente incrementado com o pagamento dos acréscimos incidentes sobre a pensão por morte e as aposentadorias por invalidez e por idade"...

Tese:
→ “ É compatível com a Constituição Federal a regra disposta no caput do art. 3º da Lei 9.876/1999, que fixa o termo inicial do período básico de cálculo dos benefícios previdenciários em julho de 1994 ”.

O voto do Ministro Nunes Marques foi seguido pelos Ministros Dias Toffoli, Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Por enquanto, a votação segue 5 contra e 5 a favor.

Na sexta feira (11/06) o Ministro Alexandre de Moraes apresentou pedido de vista e o processo fica suspenso para julgamento.

O Ministro Alexandre de Moraes deve analisar informações importantes repercutidas acerca do tema.

O IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários, na quinta feira (10) solicitou ao STF que suspendesse o julgamento da "revisão da vida toda", porque os números apresentados no recurso do INSS, bem como no voto do Ministro Nunes Marques, não refletem a realidade. O Instituto diz que é "imprescindível esclarecer patente equívoco" de que a autarquia previdenciária poderia sofrer impacto de R$ 46,4 bilhões. Além da suspensão da votação, o Instituto intimou a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia para apresentar os reais gastos econômicos, que eventual decisão favorável poderia trazer aos cofres da União.

Veja a nota da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia:

“Considerando-se que atualmente existem 3.045.065 aposentadorias por tempo de contribuição ativas desde 2009, se metade delas requerer a revisão, o custo operacional estimado, de acordo com a Nota Técnica SEI 4921 de 2020, é de R$ 1,6 bilhão”.

Outro ponto bastante repercutido, foi o parecer do presidente do INSS, Leonardo Rolim, apresentado na quinta (10/06/2021), dizendo que:
“Além do impacto nas contas públicas, a revisão da vida toda pode paralisar o órgão(INSS), que já enfrenta o problema na fila de benefícios. Ele explicou que a base de dados do INSS contém informações detalhadas dos segurados somente a partir de 1991, o que vai exigir um trabalho adicional dos servidores para checar todo o período contributivo dos trabalhadores. Alega ainda, que dependendo da decisão do STF no julgamento da revisão da vida toda, pode ser um desastre. O INSS pode parar — afirmou Rolim.”

O último a votar será o ministro Alexandre de Moraes e poderá dar o desempate , que pediu vista para refletir melhor.

A sessão tem previsão de retornar na próxima quinta-feira (17/09/2021)
.
.
.
.

________________________________________________________________________
🔔 Inscreva-se para saber as novidades e dicas sobre previdenciário.

#revisaodavidatoda #INSS #advocaciagasparotto #advogadoprevidenciário #advogadoespecialistaemdireitoprevidenciário #previdênciasocial #inss #direitoprevidenciário #especialistaemprevidência #especialistaemdireitoprevidenciário #inss #revisãodavidatodastf2021 #revisãodavidatoda2021últimasnotícias #revisãodavidatodastf2021últimasnotícias #decisãodostfsobrerevisãodavidatoda #revisãodavidatodaúltimasnotícias
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Estamos juntos dr ANSELMO zona sul obrigado

anselmolimasantos
Автор

Gratidão Doutor a Vitória é certa em CRISTO JESUS. Gratidao

mauriciorabelo
Автор

Ola não pare não continue Deus abencoe aqui da Bahia

vaniamaroto
Автор

Valeu muito obrigado pela atenção dotor obrigado um abração

moisessaesproenca
Автор

Se você para dar canetadas Pará prender os país de família que defende o Brasil...o ministros já teríamos aí a canetada ou o votos deles.. más como e para as pessoas que precisam contribuíram para ter os nossos direitos eles só tirando de nós.... quê faça a justiça sobre quem nós prejudicam...que Deus coloque a mão poderosa sobre eles que querem só Pará eles.

virginiamachado
Автор

Isso é informação precisa, sem divagações. Obrigado

firmoantoniodasilvacavalhe
Автор

Isso mesmo continua nus atualizado obrigado

elieneeliene
Автор

Parabens pelos esclarecimentos sem enrolação !!

maxwellcove
Автор

Mirian - Gratidão, Gratidão, Gratidão, aos Srs. Ministros que votaram a favor da justiça.

manoelelmacosta
Автор

Boa tarde obrigada pelo esclarecimento !

beatrizvieira
Автор

Isso mesmo Dr.
Obrigado por nos manter atualizados.
Parabéns pelo grande serviço prestado a sociedade.

joaoguimaraes
Автор

Parabéns Dr o Sr explica muito bem sobre o assunto.

joaquimvieira
Автор

Bom nos agradecemos Dr.Rio de Janeiro .Nova Iguaçú.Ele vai votar a nosso favor tenho fé em Deus.🙏🙏🙏

mariarita.
Автор

Obrigada por nos atualizar sobre este assunto. deus no Comando somos vitoriosos. JUSTIÇA DIVINA

angelabrandao
Автор

Muito Obrigado pelos esclarecimentos...!!!

LuizSilva-ruxo