por que TODO MUNDO tem TDAH agora?

preview_player
Показать описание
Desvendando o TDAH: Muito Além de uma Tendência de Internet

Nosso vídeo de hoje mergulha fundo no Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), um tópico que saiu das sombras da desinformação para se tornar uma discussão frequente em diversas plataformas digitais. Com a crescente popularidade do termo "TDAH" nas buscas online, nos deparamos com uma enxurrada de informações - algumas úteis, outras nem tanto. Mas o que realmente sabemos sobre o TDAH? Como diferenciar o transtorno real de simples características de personalidade ou efeitos do nosso contexto moderno, repleto de distrações digitais?

Neste vídeo, vamos explorar a verdadeira natureza do TDAH, destacando a importância de um diagnóstico profissional em detrimento do autodiagnóstico, frequentemente baseado em conteúdo online questionável. Discutiremos como o fenômeno das redes sociais e a facilidade de acesso a informações podem, paradoxalmente, complicar a compreensão de condições psiquiátricas sérias.

Através de uma combinação de entrevistas com especialistas, análises de estudos recentes e relatos pessoais, nosso objetivo é fornecer um panorama abrangente e baseado em evidências sobre o TDAH. Investigaremos desde os seus sintomas e impactos na vida diária até o perigo do autodiagnóstico e da automedicação, enfatizando sempre a necessidade crítica de orientação profissional.

Além disso, nosso vídeo lança luz sobre a importância de reconhecer o TDAH como parte dos transtornos do neurodesenvolvimento, explorando suas comorbidades e o impacto profundo que pode ter na vida de uma pessoa quando não tratado corretamente. Com uma abordagem sensível e informativa, desmistificamos o TDAH, desafiando preconceitos e promovendo uma compreensão mais profunda e empática deste transtorno.

Se você está buscando respostas, interessado em saúde mental ou simplesmente curioso sobre o mundo complexo do TDAH, este vídeo é para você. Junte-se a nós nesta jornada informativa, à medida que separamos os fatos da ficção e caminhamos em direção a uma sociedade mais informada e compreensiva.
_____________
Apresentação e Direção geral: Davi Calazans
Edição: Rodrigo Fernandes e Laís Fernandes
Roteiro: Ana Carolina Marinho
Edição de roteiro: Ryan Vieira
Linguagem: Gabrel Andrade
Direção de Arte: Leo de Oliveira
Tema: Júlio Victor
_____________
Este canal faz parte do Science Vlogs Brasil.
_____________
Busque as referências deste vídeo no link no canal.
462
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Segundo o instagram, se você estiver lendo um livro e o bujão de gás da sua casa explode e te distrai, você tem tdah

Burnziinho
Автор

Meu irmão, muito obrigado por esse vídeo, sou diagnosticado e é muito chato as pessoas “querendo” ser TDAH sem saber o que é e sem saber tudo que enfrentamos todos os dias. Eu era um Cleyton da vida. Sempre fui chamado de lerdo, lesado, burro, marcha lenta, autista e etc… Eu sempre soube que era diferente mas não queria aceitar até receber o diagnóstico e tudo mudou. Seu vídeo é muito importante pra mim, parabéns por isso, de verdade!

iagotze
Автор

Eu fiz um teste, fiquei 2 meses usando redes sociais sem filtrar conteúdo (consumindo tiktok, qualquer porcaria no instagram e youtube e por ai vai) ao mesmo tempo que eu tentava estudar algo sério (como programação ou ler livros de conhecimentos gerais). Como resultado, eu não conseguia absorver quase nada de informação (do que eu estudava no caso), meu cérebro simplesmente jogava a maioria da informação no lixo (dado a ele ficar acostumado a fazer isso, pois consumindo conteúdo descartavel a neuroplasticidade se acostumou a fazer isso), além disso, minha atenção ficou uma porcaria, não conseguia focar em nada, até em coisas simples como me comunicar ou me forçar a pensar em algo estava bem dificil de fazer pela falta de foco.

Ae depois eu fiz um periodo de desintoxicação de redes sociais (mais ou menos um mês e meio), como resultado meu foco aumentou (em niveis absurdos), qualquer coisa que eu lia eu lembrava por dias (e mesmo esquecendo um pouco, ao fazer um minimo esforço eu lembrava das partes importantes), minha articulação melhorou bastante entre outras coisas.

Resumindo, aquela conversa de neuroplasticidade é realmente verdade, se o cérebro é treinado a ser burro ele vai ficar burro, se não acreditam em mim façam um teste por vocês mesmos, tdah é uma doença que você nasce com ela, já a falta de foco você desenvolve por não se cuidar direito.

greed
Автор

Este é um apoio ao canal, sincero e sem pedir. Sou de Porto Alegre e assistimos todos os vídeos, parabéns!

luiscribeiro
Автор

Sempre achei que tivesse TDAH, mas no final das contas era só depressão e ansiedade. Tratando isso tenho tido uma qualidade de vida muito melhor e a atenção está excelente!

paulosantanna
Автор

Trabalhe enquanto eles dormem, estude enquanto eles descansam, e tenha um AVC aos 30 anos de idade.

skuyaa
Автор

Perfeito! Conseguiu tocar em vários tópicos importantes em relação ao TDAH. Sou diagnosticado com a doença, por boa parte da minha vida, pensei na possibilidade do tdah, mas nunca cheguei a comentar com meus pais. Cresci com um distanciamento emocional que me limitava a manter tudo que pensava e sentia para mim, então eu não tinha coragem, e não queria dar-lhes problemas além dos que já tinham, então evitei comentar sobre até os meus 17 anos, quando criei coragem e senti que era a hora de dar um basta.
Já cedo na infância, meus pais eram rigorosos, exigiam e criticavam tudo que eu fazia, mas eu sabia que mesmo me esforçando, nunca era o suficiente, porque eu sentia um limite em mim. Além disso, sofri bullying durante todo o período acadêmico, e isso me obrigou a achar um modo de contornar a tristeza, e o que eu fiz, foi inibir os sentimentos que eu tinha. Para uma período de tristeza, foi ótimo, mas isso acarretou em consequências que sinto até hoje, sinto que não tenho mais as emoções que tinha antigamente, o que juntando vários fatores, me fez ter um diagnóstico também de distimia.
Assim como o Cleyton, do vídeo, também tive o tratamento tardio, mas se isso serve de ajuda para alguém, nunca é tarde para mudar a sua vida. Depois que comecei a me medicar e estudar sobre a doença, melhorou muito, mas vale ressaltar que é muito importante dizer que você deve conhecer, e reconhecer seus limites. Trabalhando com os seus limites, a ciência e filosofia do auto conhecimento, você pode fazer o que quiser caso esteja realmente determinado a mudar a sua realidade! Digo isso como alguém que passou todos os anos escolares com notas péssimas e que com apenas 2 anos de tratamento, conseguiu absorver todo o conhecimento passado no período escolar, e ingressar de vez em projetos de trabalho e universitários sem problema algum! Hoje tenho orgulho de dizer que fecho todas as provas da minha faculdade, e pretendo melhorar ainda mais!
Espero que esse relato ajude de alguma forma, e incentive os sonhos de vocês. Não se desiste de algo que vocês almejam, trabalhe duro e em algum momento, mais cedo ou mais tarde, você pode chegar lá! Não há hora melhor parar "renascer", seu momento é agora, e não há problema nenhum em começar do zero. :)

NaosouoKing
Автор

Vídeo perfeito! Fui diagnosticada com TDAH há mais de 10 anos. Quando descobri minha condição, ninguém falava sobre isso. Quando descobri meu transtorno, eu tive certeza que meu pai também tinha e levei ele para psiquiatra comigo. Resultado, ele também foi diagnosticado. Hoje tenho 2 filhas, as duas também foram diagnosticadas pela neuropediatra. É um legado familiar que já nos trouxe tantos prejuízos: atrasos na fala, perdas profissionais e de compromissos importantes, baixa adesão a tratamentis médicos (é uma batalha lembrar de tomar remédio todos os dias), comorbidades... sofrendo tudo isso, fico indgnada com a banalização do diagnóstico.

qulqurcoisa
Автор

Fui diagnosticado com TDAD com 11 anos, hoje tenho 21. Hoje em dia não consigo dizer a ninguém que tenho TDAH exatamente por ter "virado moda"
É muito irritante ver uma pessoa que CLARAMENTE não tem TDAH dizer que tem apenas pq se identificou com um video genérico do tiktok de uma pessoa que nem mesmo formada é (Sim. estou falando daqueles estudantes do primeiro ou segundo periodo de medicina que ficam apontando para cima).

É frustrante. Ter TDAH não é só ter dificuldade de foco, hiperatividade etc. É MUITO mais que isso, e tem um impacto enorme em tudo.
Mais irritante que ver gente dizer que tem, é ver gente fingir que tem.

PedroPedroPedroPedroPedroPedro
Автор

Desde criança tinha sinais de TDHA, era criança "encapetada" e que não conseguia prestar atenção em nada em sala de aula, me distraia com com uma mosca voando, com o barulho da panela de pressão da cantina, não ficava quieto e tinha um grande problema com respeito à autoridade e costumava ser agressivo. Os professores chegaram a informar meus pais que eu apresentava "hiperatividade", meus pais falaram que sabiam como consertar isso, "um bom coro". Depois de adulto, procurei procurei um neurologista e psiquiatra, o fechamento do diagnóstico demorou muito a ser fechado e tive todos o prejuízos do TDHA, principalmente na vida profissional, econômica, relacionamento, comportamento compulsivo, depressão, etc... Meu diagnóstico foi fechado recentemente. Hoje estou beirando os 40. Não deixe de buscar auxílio médico especializado e uma boa psicoterapia.

diegofaria
Автор

realmente, esse video resume bem o que eu vejo toda hora nas redes sociais ( TDAH e autismo), as pessoas estao mesmo se identificando como se fosse horoscopo. Otimo video rapaz !!!

EduardoKiss
Автор

Resumo: não confiem em nenhuma pessoa aleatória na internet, se vc tem alguma duvida, procure um profissional qualificado, isso se vc quiser preservar as fadas

mateusaraujo
Автор

Tem muitas pessoas aí que são só preguiçosas, indisciplinadas e sem capricho, inventando que tem TDAH como desculpa.

HugoSilva-nbmi
Автор

Não sabem o que dá raiva é simplesmente TODO MUNDO TEM TDAH AGORA!!!...
Eu tenho, tenho tdah, tenho laudo médico e faço acompanhamento médico....
Pra vir uma prof dizer, que todo mundo têm tdah...
como o sabio coringa disse:o maior ploblema de ter um prloblema mental, é que as pessoas querem que vc seja uma pessoa normal igual a elas...❤❤

mariadasgracasdasnevesoliv
Автор

Essa condição desgraçada destruiu minha vida. São 53 anos de sofrimento extremo. Não tenho controle sobre minha mente, ela se lembra do que quer, e geralmente não é o que as circunstâncias querem. Minha vida é um inferno de comorbidades.

marceloizoton
Автор

Sou professor e vejo meus alunos falando que tem isso o tempo todo mas não dormem direito, não leem um livro, passam o tempo todo no celular e não tem vontade alguma de fazer algo para evoluir. Qual a saída fácil? Falar que estão doentes.

fisicoenxadrista
Автор

Eu fiz avaliação neuropsicológica e exame de sangue. Fiz (e faço) o que pude para não tomar remédio. Falta de Atenção pode acontecer por várias causas (inclusive falta de interesse). Um diagnóstico mal feito pode mascarar outro problema (até pior). Também há o interesse das indústrias farmacêuticas. O remédio sozinho é só um paliativo. Valeu pelo vídeo.

sinwishrockstyle
Автор

Obrigado, meu filho foi diagnosticado essa semana, eu já sabia que iriam dizer que tinha. Meu filho é super inteligente, mas só usa sua inteligência para coisas que ele se interessa. Já estou trabalhando em trocar as horas que ele fica no celular por momentos ao ar livre com ele.

salessonalvessantos
Автор

Verdade, eu fui diagnosticado com TDA sem o H, e sofri muito no Ensino Fundamental por isso e também no 2° Ano do Ensino Médio

samuelsolisator
Автор

Meu melhor transtorno é não aguentar ver uma notificação do Ponto em Comum. Preciso assistir na hora, pra não pirar de curiosidade. É sempre bom.

greicebornschlegell