Capítulo 1 - Não há Docência sem Discência - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

preview_player
Показать описание


Roteiro, direção e apresentação
André Azevedo da Fonseca

Realizadores
Costureiras de Histórias
Adriano Espíndola Cavalheiro
Cristina Amorim
Jose Cezar Pimentel da Silva

Produtores executivos:
Abigail Silva , Ana Paula Pajaro, Ananda Gabriel Matos, Andrea C. Centeno R. da Cunha, Antonio Serra, Aparecido Passarelli, Bruno Mazzo, Carlos von Sohsten, Gustavo Lopes Perosini, Héctor Pittman Villarreal, Indiara Ferreira, Júlio Prado, Kennedy Piau Ferreira, Luís Fernando Oliveira, Luiz Carlos Jeolas, Marcelo Silva, Márcia de Fátima Martinez, Marta Rosenaide Lucena, Michelle Reis, Natalia Aparecida Morato Fernandes, Paulo Machado, Ricardo Moraes Cardoso Pereira Filho, Rogério Francisco Borges Pereira Faria, Vinícius Silva Flausino, Zilda Andrade

Incentivadores
Ana Elisa Santana, Antonio Luiz Gonçalves Albernaz, Camila Barbosa Martins Nogueira, Carla de Oliveira Tôzo, Clarissa Paulo Barreira, Cleusa Rocha Asanome, Daniel Burle Orlandine, Daniel Fernando Francener, Fabiola Gomes, Gabriel Gauss de Moraes Morais, Glaucio Henrique Chaves, Ilce Mara de Syllos Cólus, Lucas Maier, Pris Normando, Priscila Drumond Pinheiro, Ralfer Zaidan, Tais Oliveira Peyneau, Vanessa Ferreira Pinheiro. William Grasel

Apoiadores
Alexandra Bujokas de Siqueira, Alina de Almeida Linch Silva, Augusto Cesar de Castro, Danielle Sales, Elisa Maria Furtado de Mendonça, Fabrício Alves, Felipe Caruso, Felipe Mateos, Iara Fernandes, Juliana Reis, Livia Maria Macedo, Mabel Nyland, Paulo Roberto de Oliveira, Quilédia Cristina Scaranello, Rafael Fernando da Fonseca, Renato Garcia, Ricardo Costa, Talitha Brinati Dornelas, Tânia Mara Garcia, Thais Helena de Syllos Cólus, Thiago Henrique Ramari, Thiago Riccioppo.

Trilha sonora: Hermeto Pascoal - Viva Jackson do Pandeiro

---

Um dos saberes fundamentais que o educador deve incorporar, desde o princípio de sua própria formação, assumindo-se também como sujeito, é a noção de que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou construção.

Se na experiência de minha própria formação como professor, que deve ser permanente, eu começo por aceitar que o formador é o sujeito em relação a quem eu me considero o objeto, que o meu professor é o sujeito que me forma, e eu, aluno, o objeto por ele formado, quando eu me formar professor, eu acabo me tornando um falso sujeito ao reproduzir aquela relação sujeito-objeto com meus próprios alunos.

Mas é preciso que, pelo contrário, desde o começo de minha própria formação, vá ficando cada vez mais claro que, ainda que diferentes entre si, professores ensinam e aprendem com os alunos; e alunos aprendem e ensinam com os professores.

É claro que o professor conhece o objeto de estudo melhor do que os alunos quando o curso começa, mas ele reaprende através dos processos de reestudá-lo e discuti-lo nas aulas, revisar e corrigir os trabalhos dos alunos e incorporar os questionamentos e as novas referências que eles trazem.

É nesse sentido que ensinar não é transferir informação de modo unilateral, encher a cabeça dos alunos de conteúdos, como se eles fossem uma vasilha.

Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças, não se reduzem à condição de objetos um do outro.

Esse princípio parte do ponto de vista de uma educação não autoritária, mais democrática e que entende o valor pedagógico do diálogo. E parte também daquela compreensão dos conhecimentos como processos históricos, inacabados e em permanente transformação.

Ensinar-aprender é uma relação humana que exige a participação de professor e alunos como sujeitos desse processo.

Historicamente, antes das escolas, as pessoas aprendiam socialmente. E foi aprendendo no próprio cotidiano que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possível e, depois, que era preciso trabalhar maneiras, caminhos e métodos de ensinar.
Aprender veio antes de ensinar. Ou melhor, ensinar se diluía na experiência primeira de aprender.

Por isso Paulo Freire argumenta que aquilo que não foi apreendido não foi realmente aprendido. Só há validade no ensino em que o aluno se torna capaz de recriar o que aprendeu

#Educação #Pedagogia #PauloFreire
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Muito interessante a ideia de passar através de vídeo os ensinamentos desse livro, considerando que as obras de Paulo Freire exige muita atenção e foco para uma leitura eficaz, sendo mais facilitador aprender através de vídeo aqueles que tem dificuldades para entender o livro pela escrita. Muito obrigado, está sendo de muita ajuda para mim.

eliasalvesbertalho
Автор

André, fico feliz em ver sua disposição em tornar Paulo Freire mais claro e acessível para alunos e professores!
Seu trabalho é lindo!
Parabéns!

marciaalves
Автор

Você é um educador incrível ! No momento estou me graduando em licenciatura em artes cênicas e estou pondo em prática tudo que venho aprendendo no meu curso . Agradeço pelas informações recheadas ! Grande abraço e sucesso sempre !

gustavoferreira
Автор

Fazendo ainda mais uma comparação, é como numa construção: alicerces devem ser feitos, uma base deve ser disposta, para que após isso, entre em cena e exercício do ensinar e do aprender também. Mesmo que haja um direcionamento, um posicionamento político no ato de transmitir conhecimento, deve haver toda uma técnica empregada, aprendida e que foi primeiro apreendida para esse fim. E vejo que a expressão: "Só há validade no ensino em que o aluno se torna capaz de recriar o que aprendeu". Diz muito sobre o terreno onde esse saber será construído, os solos mais planos se tornam mais fáceis e os arenosos é onde o melhor dos métodos, o melhor dos alicerces deve ser construído.

ALEXINNET
Автор

Professor parabéns pela produção dessa séria, edição, efeitos visuais, trilha sonora, tudo muito bacana, é incrível como pode-se fazer algo com tanta qualidade dentro de casa, parece um programa da tv cultura,

raimundojunior
Автор

Prof. André Azevedo da Fonseca novamente como Paulo Freire é espetacular, humano. Ensina as pessoas superarem seus mestres, nas barreiras invisíveis que nos faz conformar com a falsa ilusão que está tudo bem e inovar é coisa de gente revoltada, louca ou insana. Grande Paulo Freire, grande mestre André. Ótimo vídeo.

HildeniAntonioGomesJunior
Автор

Muito bom, excelente resumo da obra de Paulo Freire, dinamicamente explicado. Parabéns!!

suedisfaciolisilva
Автор

Como foi fácil assistir ! Parabéns pela linguagem !

adrianamendonca
Автор

Professor André, trabalho com estudantes de ensino médio, e no momento, o maior desafio tem sido fazer com que eles e elas desapeguem do sistema com o qual estão acostumados: decorar nomes e processos, e esperar que eu cobre a "decoreba" na prova (que eu não acho que seja a melhor forma de avaliar, mas a escola pede que assim eu o faça). Neste caso, faço o máximo para aplicar provas que não cobrem a "decoreba", mas sim, a interpretação de textos e imagens à luz daquilo que aprendemos em sala. O resultado disso são alunos que ficam desesperados antes da minha prova, morrendo de medo do que virá, e um certo clima de tensão durante minhas aulas. Desculpa o desabafo! Abraços e obrigada pelos vídeos!

talitasampaio
Автор

Muito Bom! esclarecedor e fiel a obra de Paulo Freire.

contapremium
Автор

Esse professor é fera.... aprendi bastante😍👏👏👏👏

rachelsillwa
Автор

Fantástica explicação. É muito bom quando nós assistimos um vídeo com alguém que estudou afundo o assunto. Infelizmente, há alguns ridículos que dizem que a culpa pelo baixo nível da educação brasileira é de Paulo Freire. Infelizmente, muitos professores que deveriam estudar, compram esses absurdos. Como sempre digo, pode-se ser a favor ou contra esse ou aquele teórico da educação. Porém é mandatório ler e pesquisar antes de assumir para si a opinião dos outros. O professor deve ter senso crítico sempre.

alumnusalessandrohlopes
Автор

Você fala muito bem, absorção perfeita da mente de quem escuta

xxtt
Автор

o papel do professor é muito importante pois ele quem vai instigar a curiosidade do aluno, o professor tem o papel principal de ajudar o aluno á se desenvolver

julianaribeiro
Автор

Que plano de fundo legal, quanto conteúdo, hein? Gostei demais!

TheKatiaandressa
Автор

Boa a música, marcante e brasileira, me lembra Vila Lobos... Sucesso!!

josecezarpimentel
Автор

Parabens pela iniciativa em relembrar e esclarecer o que eh de fato a essência do ensinar-aprender

magalymbs
Автор

É por isso que digo, enquanto aluno, que as melhores aulas são como pequenos TEDs, pois elas instigam o aluno a fazer mais perguntas e imaginar uma realidade melhor com as respostas descobertas.

anandamatos
Автор

Parabéns professor muito bom os seus videos.

arnaldoluis
Автор

Estou estudando para um mestrado em ensino de Química e sem sombra de dúvidas esses vídeos me propiciam uma visão e compreensão melhor a cerca do que é explicitado por Freire.

IracianaM