GEMBA WALK

preview_player
Показать описание
Insanidade é repetir a mesma coisa várias vezes e esperar por resultados diferentes. De tal perspectiva, a maioria dos gerentes atuais parecem ser insanos.

Por quê? Porque você não pode esperar resultados diferentes do seu time ao sentar no seu escritório e somente atender às reuniões de KPIs. Em vez disso, você precisa ver onde o trabalho real acontece. Você precisa fazer um Gemba walk.

O Gemba walk é uma parte essencial da filosofia de gestão Lean. Seu propósito inicial é permitir que os gerentes e líderes observem o processo de trabalho real, entrem em contato com os funcionários, obtenham conhecimento sobre o processo de trabalho e explorem oportunidades para melhoria contínua.

Vamos explorar o Gemba walk em detalhes.

O que é um Gemba Walk?
O termo “gemba” vem do japonês e significa “o lugar real”. Na gestão Lean, “gemba” é o local mais importante para um time, já que é onde o trabalho realmente acontece.

É um tanto simples, para as bandas de rock, o “gemba” é o estúdio de gravação. Para os times de Fórmula 1, o “gemba” é onde quer que o carro esteja. Para os produtores, é o chão de fábrica, e assim por diante. Em outras palavras, é onde o trabalho acontece, então você pode observar e analisá-lo.

O Gemba walk é um conceito desenvolvido por Taiichi Ohno, que é considerado o pai da produção Just-in-time.

Ao desenvolver tal conceito, Ohno ofereceu uma oportunidade real para executivos deixarem suas rotinas diárias, ver onde o trabalho realmente acontece e construir relações com os funcionários baseadas na confiança mútua.

Há 3 elementos importantes desta ferramenta de produção lean:

Vá e veja. A principal ideia do Gemba walk é a de que gerentes e líderes de cada nível devem caminhar regularmente pelo chão de fabrico e se envolver na descoberta de atividades de desperdício.
Pergunte por que. O principal objetivo de um Gemba walk é explorar a cadeia de valor em detalhes e localizar suas partes problemáticas através da comunicação ativa. O bom líder está sempre ansioso para ouvir, em vez de falar. Veja aqui as razões para usar técnicas diferentes como os 5 porquês para identificar partes problemáticas do processo.
Respeite as pessoas. Lembre-se de que um Gemba walk não é uma “inspeção do chefe”. Apontar dedos e culpar as pessoas é exatamente o que não deve ser feito. Você não está ali para julgar e rever resultados. Você está ali para colaborar com o time e encontrar problemas juntos. Tente se focar na descoberta de pontos fracos do processo, não das pessoas.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"Pra mim fazer" doeu de ouvir

diogopinto
Автор

A câmera tremendo chega a dar nos nervos...

jonessantos
Автор

Acho q não vale só pra chão de fábrica não. O que comentou cabe em TI de boa

brunafernandes