Você sabe o que é esclerose múltipla? | Ao Vivão #12

preview_player
Показать описание
Mesmo atingindo 35 mil brasileiros, poucos conhecem a esclerose múltipla. Para falar sobre a doença, dr. Drauzio recebe os pacientes Bruna Rocha Silveira, Giulia Gamba, Jaime dos Santos e Nando Bolognesi, e também o neurologista Denis Bichuetti.

Instagram: @sitedrauziovarella

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Esse foi o primeiro vídeo que vi no meu processo de diagnóstico, há 3 anos, foi muito importante pra minha trajetória na esclerose múltipla! Salvei aqui para ver sempre que preciso.

annakuhl
Автор

29:20 - Estamos juntos. Também faço o Protocolo Coimbra com altas doses de Vitamina D. A minha EM é a Primária Progressiva. Tive meu diagnóstico há pouco mais de três anos (no meio da faculdade), e depois que saí da internação (onde tomei corticoide) comecei a fazer o Protocolo, além da fisioterapia (e segui na psicoterapia, já que considero fundamental a gente também cuidar da nossa saúde mental - ainda mais em se tratando de uma doença cujo estresse/ansiedade, etc. piora os sintomas). Graças muito ao Protocolo Coimbra, em março passado me formei em Psicologia, e me formei caminhando. Com dificuldades, mas caminhando. Em minha última consulta com o médico, vendo os exames, ele me disse: "a sua doença está praticamente desligada" (o que é ótimo, ainda mais que sou dos primários progressivos). A todxs que me leem: acreditem na vida. Dá para a gente viver bem e fazer as coisas (claro que com certas limitações) tendo Esclerose Múltipla. Parabéns a todxs pela live. Sigamos!

DanielRochareal
Автор

PARABÉNS AO CASAL AMEI A VISÃO DELES EM RELAÇÃO AO FILHO E A ELES PRÓPRIOS, ELES SÃO FORTES E ALEGRES APESAR DA SUA CONDIÇÃO .QUE DEUS VOS ABENÇOE E VOS DÊ SEMPRE FORÇAS PARA VENCER TODAS AS DIFICULDADES DA DOENÇA

docesesalgadosdatiaisa
Автор

Parabéns pela iniciativa, muito importante a informação. Diagnosticada a 2 anos e com uma vida normal e mais saudável que antes. É possível 😉

fernandafalcao
Автор

Obrigada Obrigada
Sou portadora muito bom aprender vou viver bem com os curtos ja perdi a conta de quantos curtos ja vivi este problema.
Vou vivendo bem.
Com a ajuda desses humanos médicos é so Vitórias. Deus abençoe grandemente a todos.
Parabéns bilhões de bênçãos sobre sua vidas.
Hospital de clínicas Curitiba Paraná é uma benção este lugar.

silviaboqueirao
Автор

Que video incrível ! Uma aula pra quem tem EM!
MUITO OBRIGADA por postarem!!!

ednafernandes
Автор

Parabéns, Dr. Dráuzio, por ensinar medicina ao público leigo.

luizcalixto
Автор

Nota 10 para essas elucidações sobre EM. Parabéns ao doutor Dráuzio, pela ótima iciativa e pelo modo como conduziu as entrevistas.

sandraprata
Автор

Parabéns aos 2 médicos e ao casal com E.M. ótimas informações.

MariaFagundesLandi
Автор

Sou de Santa Catarina acho que minha idosa mãe esta com esclerose multipla pois tem aspectos que acredito serem os melhors médicos do Brasil estão dizendo, tem varias atitudes que meu deu esta conclusão, visão fraca, trocando as bolas se movimenta muito pouco so fica na TV . Agradeço ao grande neurologista paulista e sem dúvida um dos melhores e mais inteligentes médico do Brasil 🇧🇷 Dr. Drauzio Varella, adoro suas palestras, quero ler um livro seu, estou sem tempo mas antes de dormir tenho este hábito, 👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏Deus te proporcione muita saúde, paz dignidade você tem é muita, pena esta no estado de São Paulo. Grata BeneditaPPereira

beneditapereira
Автор

Muito boa essa aula sobre esclerose múltipla.
Deus abençoa vocês que nos tiraram dúvidas

adenilzajorge
Автор

Amo dr Dráuzio sempre correlato de primeira

monicacarvalho
Автор

Que encontro incrível. Hoje tenho um parente próximo que pode ter EM e ouvindo os depoimentos e os médicos já fico mais esperançosa com relação a doença. Viva a medicina!

marialucianaborbol
Автор

Adorei a explicação meu esposo está com EM e tem muitas dores e fatiga aqui na ilha da Madeira ainda não há muito tratamento meu esposo faz tratamento duas vezes ao ano no hospital foi uma boa informação obrigada/os a todos

belapao
Автор

Quando eu vejo que um paciente, como esse rapaz que está na cadeira de rodas, tem o mesmo tempo de diagnóstico e a mesma forma da doença (Esclerose Múltipla Progressiva Primária) que a minha irmã tem e não faz o tratamento com as altas doses de vitamina D (Protocolo Coimbra) que a minha irmã faz desde que teve "fechado" o diagnóstico (de forma exclusiva, sem qualquer outra medicação dita "convencional") é inevitável e, até de certa forma cruel, não fazer comparações... É uma mistura de angústia, alívio e gratidão.
Aproveito para dar um "valeu Nando Bolognesi" por falar sobre o tratamento com as altas doses de vitamina D!

anaemilia
Автор

Vejo que o video ja foi postado há 4 anos e eles dizem que nessa época o diagnostico demorava anos. Hoje 27/3/2023 começo o tratamento preventivo com teriflunomida, após 5 meses da crise de neurite óptica que levou ao diagnóstico de EM. Viva o SUS!

brunosaisi
Автор

Muito esclareedor!
Que Deus abençoe!🙏🌹

soniadornelasdacosta
Автор

Que vídeo esclarecedor, meus parabéns! Aprendi muito nesse aulão e me foi muito valioso. Obrigada.

cinthiaandreis
Автор

Grande doutor Drauzio Varella, Deus te abençoe sempre 💜🌞

MariaRosaOliveira-pfdl
Автор

Faltou falar da fadiga que é o sintoma mais debilitante da EM. 65% das pessoas param de trabalham por não conseguir fazer tarefas basicas do dia-a-dia por causa da fadiga neurológica, incapacitante e constante.

rcassia