UBERIZAÇÃO E TRABALHO INFORMAL | SEGUE O FIO 30

preview_player
Показать описание
Quem aí já não usou alguma vez um aplicativo desses de pedir comida ou até mesmo de transporte, né?

Esse tipo de serviço se tornou comum na realidade do brasileiro. E ele é um dos exemplos de como as relações trabalhistas mudaram ao longo dos anos.

No vídeo de hoje, vamos falar sobre trabalho informal e o fenômeno da uberização. A flexibilização das relações de trabalho dá maior autonomia para o trabalhador ou é uma forma de precarizar as condições de trabalho?

Fica com a gente para entender melhor esse debate!

▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪
💚 DOE PARA O POLITIZE! 💚

▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪

📲 Siga-nos em nossas redes sociais:
Facebook: @politizeorg
Instagram: @_politize
Twitter: @_Politize
Pinterest: portalpolitize
LinkedIn: Politize!
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

"Não existe um mal trabalho, o mal é ter que trabalhar."

- Seu madruga

Rodrigooooooooo_
Автор

Um aplicativo de motoboy, a RAPPI, uma época queria forçar a gente trabalhar no fim de semana.
Que autonomia é essa?
Não por acaso já estão perdendo vários processos trabalhistas.

ivansalesbarbosa
Автор

No futuro, daqui vinte ou mais anos, é que veremos o resultado disso. Pessoas sem direito a aposentadoria, sem FGTS, sem nenhuma garantia relativo ao trabalho prestado, e com atendimento de saúde precarizado. Hoje, o lucro é todo repassado aos prestadores (produtores e entregadores) e nada, ou muito pouco é repassado ao Estado, que, depois será obrigado a prestar atendimento a quem nunca contribuiu, obviamente, quebrando a banca, ou terão que aumentar impostos.E quem vai pagar esta conta não é o Ifood, UBER, etc.. Estes já embolsam todos o lucro e já estarão em outras paragens. Quem vai pagar a conta seremos nós, os contribuintes e os ditos intermediários (entregadores, motoristas, e todos os terceirizados). Sou a favor da tal Economia Compartilhada, desde que com as contribuições devidas de cada um e com as garantias de direito preservadas.

carloscesarserafim
Автор

Já trabalhei como CLT por cinco anos e a quinze anos trabalho por conta própria. No começo tive medo de ir para informalidade mas hoje vejo que é a melhor e mais lucrativa forma de trabalhar. Já tive dia que ganhei mais do que eu ganhava em uma quinzena quando eu era CLT. Viva o empreendedorismo.

renatogomes
Автор

O problema que o algoritmo e a empresa dona, pode mudar o algoritmo a hora que quiser.
Por exemplo numa hora você pode escolher o bairro que quer trabalhar.
Mas se a Uber amanhã quiser te obrigar ir fazer corridas numa favela que vc passa longe, ela consegue!
Aí você já está acostumado aquela fonte de renda e você não consegue sair.
O mesmo acontece e pior com os motoboys.
Mas ao mesmo tempo falta noção de risco pra muito motoboy.
Aceitam trabalhar por pouco, no caso $35 por noite. E com moto de leilão que pode ser apreendida a qualquer momento.
Motoboys nos grupos chamam esses caras de "mortos de fome".
Logo a moto estraga e eles vem nos grupos desesperados falando ", pô me ajuda com 10 reais na vaquinha minha moto estragou vai ficar $1000, 00 pra arrumar e eu não tenho dinheiro e tenho família pra sustentar"
E esse problema não tem só haver com os aplicativos. Pizzarias e restaurante normalmente não assinam carteira de motoboy, pagam justamente por noite e entrega mesmo antes dos aplicativos chegarem.

ivansalesbarbosa
Автор

É uma discussão complicada dado nosso histórico de garantias trabalhistas, eu também concordo que a carga tributária e as leis são enormes e ultrapassadas respectivamente. Tem também a questão da pessoa se sujeitar a fazer o serviço por um valor "menor" do que o "justo" (cobrir custos+remuneração). Mais uma vez é uma questão de desigualdade social em nosso país. Vale o debate.

JrMorenno
Автор

Posso falar que quem problematiza a questão dizendo que a uberização é um problema não sabe o que fala, geralmente são playboys que tiveram tudo na vida e não sabe o que é trabalhar (ou ñ conhece nenhum trabalhador) de uber.

1.Explique p/ mim como uma pessoa que ganha de 4x à 6x um salário mínimo e trabalha qnd quiser é explorada? Ué ela ñ ganha mais q o mínimo q é estipulado p/ CLT?

2. Se o Uber é tão ruim pq ngm vai p/ outros apps do mesmo seguimento? AH não, pera! Já tem: 99, Cabify, Indriver e outros...às vezes a 99 faz promoções que fica apenas com 12% da corrida, me diga que isso é exploração? Inclusive elas competem entre si p/ pegar os motoristas.

3. Se é exploração (ganhando mais q a CLT e trabalhando qnd quiser), pq a pessoa se dispõe a isso? (ñ aceito vc dizer q pq a pessoa ñ tem outra opção pq vejo desde policiais q poderiam fazer bico de segurança até pessoas de escritório, fotógrafos, donos de casas de aluguel).

Depois de responder todos os pontos se pergunte quantos motoristas de app vc conhece? Eu tenho vários amigos de app e inclusive estou indo trabalhar nos EUA fazendo isso muito provavelmente ganhando mais

arnolfinilmf
Автор

Um dono alugar o próprio carro particular pra fazer transporte de pessoas, se não me engano é ilegal.

letstartgames
Автор

Pq as pessoas acham que os direitos trabalhistas são bancados pelo patrão e não pela diminuição da remuneração do trabalhador?
Pq as pessoas acham que a remuneração por hora de trabalho em sistemas uberizados são inferiores a grande maioria do trabalhos CLT?

drjp
Автор

"Serviço" de aplicativo é trabalho análogo à escravidão moderna sem encargos ou direitos trabalhistas, um ótimo negócio para as plataformas e usuários . Se você está nessa e se acha empreendedor lamento dizer que está sendo enganado, é uma total precarização e exploração.

sidneisouza
Автор

- São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná;
- Maranhão, Pará, Piauí, Roraima e Paraíba;
Os primeiros 5 estados são os que mais tem trabalho formal. Os outros 5 estados são os que mais tem trabalho informal. O resto é narrativa. Trabalho informal é muito inferior ao trabalho formal.

lugarespecial
Автор

Melhor o trabalho informal do que não ter trabalho. Excesso de impostos e burocracia impedem criação de empregos. Não dá pra resolver problema econômico na canetada, como pensam certos órgãos governamentais que ficam condenando e ou multando empresas. O governo só faz é atrapalhar pois é a raiz do problema. Deixar livre o mercado par que se regule normalmente é a solução.

nazarenooliveira
Автор

CLT é uma vitória prós políticos que agora podem meter a mão na grana e ainda dizer que estão defendendo o trabalhador, ótimo negócio pra eles.

eno
Автор

E no caso do acidente de trabalho como fica???

miriam
Автор

"Infelizmente, a gente vive num país que a gente precisa trabalhar né?"
- Santa Cruz, Tico.

Valeryon
Автор

Joguem a CLT no lixo! Não quero que o estado ''cuide de mim", eu sei me virar; o que eu quero mesmo é que ele não me atrapalhe. Viva ao trabalho

josecaronezi
Автор

Façam um vídeo sobre a história do comunismo no Brasil.

ricardoluisgoncalves
Автор

Uber gênio quem criou..o cara roda no próprio carro..as vezes s segurança.. riscos..etc..e com esse combustível alto..só Jesus..o dono só lucrando com a porcentagem em cima de tudo isso..👍

SPRjulio
Автор

A justiça do trabalho do Brasil é um lixo. Você não pode trabalhar do jeito que quiser com uma rotina flexível entre você e o empregador, parte do seu salário paga sindicalista que não serve pra nada, Você tem o "direito" obrigatório de por parte do seu dinheiro em um fundo que rende menos que a poupança, onde você não pode usar na hora que você precisar, fora que se um Fernando Collor da vida chegar e quiser aplicar um golpe e reter esse dinheiro, o trabalhador que se lasca. Outra coisa que vale ressaltar é que a CLT foi implantada numa ditadura fascista e é derivada da carta de trabalho da ditadura fascista italiana de Mussolini.


As pessoas se orgulham de dizer que possuem tantos "direitos", mas o que vale ter tantos "direitos" aos trabalhadores, se não há emprego? Se qualquer ideia ou empresa tem que se submeter a uma série de impostos e burocracias como essas?

E ainda tem pessoas que chamam isso de precarização. Precarização é em pleno século 21, você querer criar estatal de entrega de comida ou de prestação de serviços, precarização é você querer regular e taxar ideias inovadoras.
Pergunte a um entregador ou um motorista de aplicativo se está feliz com o trabalho dele.
A maior parte dos países desenvolvidos, com condições de vida melhores, possuem menos burocracias e obrigações como no Brasil. Você não vê ninguém vindo para o Brasil para trabalhar pelo fato de termos tantos "direitos", na verdade o que acontece é o contrário.

gabrielsales
Автор

Ir contra a Uberização é ir contra um movimento natural, a uma opção empreendedora, vai quem quer, se não quer não vai, mas esquerdista detesta liberdade ... ficam revoltados quando o estado é afastado, são retrógrados e doentes na construção de narrativas que e desmontam aquilo que liberta.
Motorista de Uber ou entregador, precisam se planejar, se organizar como um empreendedor, microempresário e agir de forma a construir um futuro ... é muito bom e educativo para se tornar um empreendedor.

DeysonThome