Trabalho de Conclusão de Curso - Administração - UVA - 2020.2: Luciana Damiana Souza.

preview_player
Показать описание
Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Administração da Universidade Veiga de Almeida, realizada no dia 30/11/2020.
Autora: Luciana Damiana Souza.
Título do Trabalho: A Cultura Organizacional das empresas brasileiras e as suas consequências no Planejamento Estratégico e na Competitividade das organizações.
Orientador: José Carlos Vinhais.
Banca: Celso Luis Salgado Ferreira e José Mauro Baptista Bianchi.

Resumo:
Este trabalho tem o intuito de analisar a influência que a cultura da sociedade brasileira tem sobre a cultura organizacional das empresas brasileiras, que, por sua vez, influencia na falta de planejamento estratégico. Pode-se supor que essa lacuna cultural que existe nas Instituições em relação ao Planejamento estratégico minimiza a competitividade das organizações, o que impacta na estagnação de pequenas e grandes empresas, gerando menos empregos e riquezas para o país. É a sociedade afetando as empresas e as empresas afetando a sociedade.
Um dos grandes desafios das Organizações é conseguir manter a competitividade diante de diversos cenários que mudam constantemente, sejam influenciados pela economia, inovações tecnológicas, questões ambientais e políticas, dentre outras. O fato é que, no Brasil, muitas empresas não conseguem alcançar a competitividade necessária para manter o bom desempenho do negócio e por isso não sobrevivem logo nos primeiros 4 anos de vida. O estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, sobre a Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, mostra que em quatro anos o Brasil perdeu 316.680 empresas, o que evidencia baixa taxa de competitividade das empresas, sendo a falta de planejamento uma das causas desse problema, conforme aponta o relatório elaborado pelo SEBRAE (CAUSA MORTIS...2014, p. 3)
Com base nesse contexto, supõe-se que a cultura organizacional das empresas brasileiras é inclinada para pular a etapa do planejamento. Embora as Instituições sejam excelentes para executar, além de serem formadas por colaboradores que possuem as características de persistência, habilidade e bom humor do povo brasileiro, essas características positivas se perdem no caminho do sucesso, quando a execução rápida e não planejada gera custos excessivos, perda de tempo, retrabalho, redução da competitividade, entre outras consequências negativas causadas pela falta de planejamento.
Entende-se que cultura organizacional e planejamento estratégico são conceitos que precisam caminhar juntos, pois sem que as empresas transformem o hábito de planejar em um valor cultural, o planejamento estratégico não será valorizado como meio para gerar lucros, reduzir desperdícios e, assim, alcançar a competitividade, gerando empregos, renda e riquezas para o país. Diante desta perspectiva, este trabalho visa analisar a influência que a Cultura Organizacional tem sobre o Planejamento Estratégico. Destacando como pontos específicos a influência da cultura da sociedade brasileira nas empresas, o impacto da cultura organizacional das empresas brasileiras na gestão do planejamento estratégico e as implicações do planejamento na competitividade das organizações.
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Gente, nem conheço e fiquei emocionada! Parabéns Luciana, excelente apresentação!

patriciaferreira
Автор

Parabéns irmã vc merece, vc é muito esforçada e dedicada nos seus estudos ...Nós sua família estaremos sempre aqui pra te apoiar no q for preciso e faremos questão de te aplaudir de pé sempre em cada conquista sua...te amamos q Deus continue iluminando seus caminhos 😘❤👏👏

manuelamachado
Автор

Luciana Damiana, amei a sua apresentação!!! Parabéns! Tema para um futuro mestrado! :)

NathRosinha