COMO É A REALIDADE DE QUEM DECIDE ESTUDAR PARA CONCURSO | Brabocast #09 | Prof. Bárbara

preview_player
Показать описание
PROF. BÁRBARA - Brabocast EP#09

#concursos #estudos #educaçãofísica
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

eu estava estudando 9 hs por dia, não dormia nem comia direito e estava fazendo um péssimo papel de mãe, de repente me bateu uma depressão, comecei a ficar ansiosa, o fato é que não adianta essa afobação tb, pois temos nosso próprio tempo pra significar as matérias, eu tive que regredir pois meu corpo não resistiu 1 ano dessa forma, e o mental cara, vem em primeiríssimo lugar!

keicianeguedes
Автор

Venho dar o meu relato de uma pessoa que "só" estuda e não trabalha.
No último ano de faculdade, fiz estágio no MPMG e virei amigo do Promotor. Certa vez ele me disse: "acabe de se formar, converse com seu pai pra ele te dar o suporte financeiro necessário para que você não precise trabalhar e estude firme por 3 anos que você passará no concurso de Promotor de Justiça". Isso aconteceu no final de 2018.
Ocorre que nunca fui bom aluno na faculdade, sempre tirava notas suficientes para passar de ano, não estudava nos horários vagos durante o dia, simplesmente levava tudo "na barriga". Enfim, em 2019 iniciei meus estudos voltados para a carreira do Ministério Público já com a mentalidade de que, em 3 anos estudando, eu passaria no concurso. Estudei com afinco e ainda dava aulas em um cursinho preparatório para a OAB e em uma Faculdade, mas eram esporádicas e não foi algo que realmente considerei ser um trabalho. Ocorre que no meio desse caminho, que na teoria pareceu lindo e bem prático, houve muitos percalços e obstáculos que tive de enfrentrar e ainda enfrento. Por mais que eu tenha o dia "livre" para apenas estudar, fazer isso por 10 horas é loucura. Pra quem acaba de se demitir do trabalho, tem concurso próximo e que precisa adiantar muito a matéria, até consegue manter essa média durante algum período. Mas essa não é a realidade do cotidiano.
No meu caso que "só" estudo, preciso lidar diariamente com uma ansiedade extrema, angústia 24 horas por dias, depressão, escassez de recursos financeiros, impossibilidade de até levar a namorada a um bom restaurante, dar presentes, fazer viagens, ou seja, tudo que uma pessoa "normal" que trabalha consegue realizar. Eu não tenho isso. Estou nessa há 5 anos (2019 a 2023), não tenho mais forças e motivação para estudar 10 horas por dia e sinceramente acredito que meu rendimento nos estudos e nas provas seria muito melhor se eu estivesse trabalhando. Graças a Deus no ano de 2022 consegui passar no meu 1º concurso, mas longe de ser para Promotor de Justiça. Ainda estou esperando as outras fases do concurso, mas creio que tudo esteja caminhando para que eu consiga ingressar no serviço público. Eu só sei que trabalhando, "ocupando" a cabeça com outras coisas além de "só" estudar, ter independência financeira sem escutar humilhações familiares ou "indiretas" que machucam, iniciarei um novo capítulo em minha vida e serei muito mais feliz do que sou hoje (até porque minha felicidade de hoje é zero).
Enfim, com este meu relato só quero deixar claro uma coisa: se tiver a oportunidade de trabalhar, TRABALHE. Trabalhar, ter um círculo de amizades, conversar com outras pessoas, possuir recursos financeiros, se manter ocupado com outras coisas ao longo do dia (sem concursos públicos martelando em sua cabeça 100% do tempo), te garanto que isso ajudará e encurtará muito esse caminho doloroso pelo qual estamos passando.

Joao.Toledo
Автор

Mestre Aragonê Fernandes é um exemplo disso, começou como recensiador do IBGE e atualmente é Juiz.

estevaoimparavel
Автор

Me idenfitiquei muito com o que disse a professora, porque foi exatamente a minha história.
Meu primeiro concurso foi para uma Prefeitura Municipal. Eu tinha tanta dificuldade financeira que fui reprovado no exame de vista (é sério isso), e precisei correr para comprar um óculos para conseguir assumir o cargo. Paguei o óculos com dois cheques pré-datados, contando com o primeiro salário, que eu não recebi na data esperada, e foi o maior rolo já no meu primeiro pagamento.
Depois, com a estabilidade que o cargo público municipal me deu, eu estudei bastante e consegui passar no concurso de Técnico Judiciário do TRT-15, onde trabalhei por 08 anos.
Com a melhoria de salário eu consegui pagar bons cursos, comprar bons livros e estudar para chegar na Magistratura do Trabalho, onde estou há mais de três anos e sou plenamente realizado.
Foi dando um passo de cada vez que tudo deu certo.

renanmlopes
Автор

TRABALHO DE MOTO TAXI 10 HORAS POR DIA, PAI DE FAMÍLIA E ESTUDO PRA CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL.
JA TENTEI ALGUNS ESTADUAIS, PASSEI, MAS NÃO DENTRO DAS VAGAS . E EM CONCURSO DE PREFEITURA, JA PASSEI EM 3 DENTRO DAS VAGAS .

O QUE MAIS DEIXA A GENTE SUPER DESANIMADO, É A DEMORA NAS CONVOCAÇÕES, PELO MENOS NO MARANHÃO É ASSIM, UMA DEMORA DO CARALHO E TO ATE HOJE DE MOTO TAXI E ESTUDANDO.

OBS: DESDE 2018 ESPERANDO SER CONVOCADO.

patrikanderson
Автор

Fiz graduação e mestrado em universidade federal.
Posso garantir: isso não é parametrização.
Tem uma galera bem mediana, viu? A começar por mim. Ademais, o único ponto que a gente sai na frente é o fato de ter alguma rotina de estudo e habilidade com leitura (no caso do mestrado).
A base ajuda, mas o determinante é a ânsia de vencer.

sheilasoares
Автор

Chamaram me há um mês... sensação maravilhosa... saber que vc não fará parte do temido quadro de desempregados é realmente algo muito satisfatório... O salário não é tudo aquilo que quis, mas como a professora disse, isso lhe dará base pra se estruturar.

reibasa
Автор

Fiz um concurso mediano, salário bom de nível médio e, em 2 anos, peguei um nível superior.
A maior glória de um "concurso meio" é: se eu não passar no concurso grande, continuo empregado e estável!
Mas digo pra vcs: o concurso superior que passei foi "mais facil" que o nível médio.

Boa aprovação a todos!

joaopaulosilva
Автор

Um servidor público trabalha diariamente com a aplicação da legislação. Por essa razão, ele estuda a legislação durante o trabalho como parte do seu trabalho. Isso acarreta uma enorme vantagem para o servidor que estuda para outro concurso. Se o concurseiro precisa trabalhar, o concurso intermediário é a melhor das alternativas.

edmarferreirajunior
Автор

A vontade de melhorar de vida é o fator determinante. Quem realmente quer, uma hora consegue. Pra alguns será mais 'fácil '. Para outros será mais difícil. Mas, quem realmente luta consegue. Tem uma frase do Einstein que sempre foi meu guia nos estudos pra concurso: "Há uma força motriz mais poderosa que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade." Eu sempre me arrepio com ela. E não tem nada mais verdadeiro. Passei em 4 concursos com muita dedicação. Sou servidora do MPU há 13 anos e voltei a estudar pra melhorar de cargo. Comecei no Ministério do Trabalho. Eu acho muito bom o caminho que eu trilhei. No último ano de faculdade eu estudei nas férias pro concurso do Ministério e passei. É um concurso mais tranquilo pq o salário é baixo. Estudei com intensidade e fui aprovada dentro das vagas. Terminei minha faculdade conciliando com o cargo público. Depois que me formei estudei mais 10 meses pra passar no MPU. No meio do caminho eu ainda passei na Defensoria Pública da União e na Aneel. Começar de baixo facilita muito o caminho porque você é aprovado mais rápido e já tem logo o salário e a promessa da estabilidade. Enquanto isso no tempo livre você continua estudando pra outro concurso melhor. Passar no primeiro órgão te dá confiança pra estudar e passar no próximo. E diminui a ansiedade e o desespero, te dá uma segurança de pensar que o mínimo você já tem, conseguir mais só depende de você.

anafreitas
Автор

Estou fazendo justamente isso, me formando em Adm, vou prestar concurso pra câmera municipal e só depois vou focar no meu objetivo. PF, eu sonho alto, sou de comunidade, vida cheia de limitações, mas ainda sim irei chegar

gabrielasouza
Автор

Em todos concursos que passei, eu trabalhava. Hoje estou trabalhando há 16 anos numa ex-estatal, estudando para outro concurso mega concorrido. Nunca tive o privilégio de só estudar. Acredito que essa seja a realidade da maioria dos concurseiros.

gelmaria
Автор

A palavra “prioridade” não tem “s”, pois quem diz ter duas prioridades, na verdade não tem nenhuma.
Frase do Cortella.

Só entende o processo e entra no jogo, quem trata os estudos como prioridade na vida… Concurseiro aventureiro tem aos montes!

TheCrcrulez
Автор

Tenho 45 anos, sou Bacharel em Sistemas de Informação e passei em 2 concurso de prefeitura, foi MEU 1°degrau

AgendaLafaiete
Автор

Exatamente. Todo sujeito que hoje tem um problema de estudo (ou mesmo na vida) acredita que isso só acontece com ele, que é um problema sui generis. Ele é o sagrado, o incompreendido, o indecifrável, o injustiçado, o intocável. Todos estão proibidos de tentar achar uma solução e de tocar no assunto.

Isso é de uma arrogância sem tamanho, visto que a natureza humana é a mesma há milênios. Não há novidades.

Felizmente isso fecha o caminho da melhoria e das conquistas, pois superestima demais os outros. O céu é dos humildes.

cristianogoulart
Автор

Eu sempre falo isso para o pessoal que está estudando e parece que eu sou maluco. O Rio só flui para o mar, meu bom..Para alguém chega num concurso de juiz tem que viver numa realidade privilegiada. Isso quer dizer ter mais tempo e condições financeiras suficientes para manter aquela realidade. O primeiro concurso que tomei posse foi a polícia militar do Estado de SP. Estava num ritmo bom de Estudo, mas desandou tudo. Não conseguia estudar mais.. Naquelas condições não conseguiria nem concurso para prefeitura. PAra minha sorte havia passado num concurso aqui no DF que paga bem. Isso já dá mais mais gás. Hoje consigo estudar para concurso, faculdade e trabalhar no serviço público.

maximodireito
Автор

Eu fui uma aluna da graduação que não faltava, copiava a matéria, estudava do jeito que eu conseguia. Conseguia notas boas, notas razoáveis. Sempre tive compromisso de, pelo menos, ir pras aulas, porque eu sabia que seria impossível aprender sozinha. Recebi a láurea acadêmica como melhor aluna por ter presença de 100% e nota de mais de 90 em 100. Mas hoje, estou penando para estudar para concurso, pois a minha formação foi fraca, a instituição poderia ter oferecido mais. Tem coisa que vejo hoje que na faculdade eu não vi ou nunca consegui entender, só fui assimilar estudando pra concurso. Estou na fé de que um dia eu vou conquistar minha vaga.

maeialicebvalle
Автор

Minha mesa é cheia de folhas de resumos espalhadas, parece desorganizado mas sei onde tudo está, deixo até folhas em cima da cama mas funciona.

geraldo_rocha
Автор

Fui advogado por 04 anos, mas a rotina incerta e corrida me impulsou a passar num concurso de prefeitura que me sustenta com uma escala de serviço muito boa para quem quer estudar.
Já possuo os 03 anos de prática jurídica, e estudo para magistratura estadual (juiz estadual) há uns anos.

ninogagno
Автор

Antigamente concurso municipal se passava a estudando poucas semanas. Era tranquilo, prova fácil e concorrência baixa. Vai ver hj... certas prefeituras é no pique fechar a prova

gustavofarias