Festa de São João: a tradição pode abraçar as novidades? | Saia Justa | GNT

preview_player
Показать описание
É possível conciliar tradição e inovação? A Festa de São João é o tema das Saias! Astrid Fontenelle, Bela Gil, Gabriela Prioli e Larissa Luz trazem à discussão o delicado equilíbrio entre o respeito às raízes culturais e a abertura para novas formas de celebração.

#SaiaJustaNoGNT #SãoJoão #FestaJunina

Receitas
Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Astrid é brilhante em sua colocação. A cultura popular tem que ser respeitada. Nem tudo é só lucro, é mais que isso, envolve afeto.

giselemagalhaes
Автор

Astrid vc foi BRILHANTE na sua colocação sobre a defesa da tradição é da simplicidade, pois esta é a ESSÊNCIA da festa e essência BRASILEIRA. Gabriela Prioli erra veementemente em querer defender a cultura de massa, como ela sempre faz. Essa simplicidade que você defende Astrid é revolucionária pra mim nos dias hoje e é uma lástima uma festa de axé em quadrilhas 😂😂😂
VIVA A SIMPLICIDADE E A CULTURA BRASILEIRA

Mais triste ainda é ela querer "lacrar" sobre vc utilizar a partícula "para mim'. Ninguém merece...

LuigiBellei
Автор

Sou nordestino. E a Prioli não sabe nada de tradição nordestina.

cleanribeiro
Автор

Parabéns, Astrid. A sulista tá mais preocupada em enaltecer a "diversidade", mas afundada no pedantismo da intelectualidade que sequer conhece a realidade da gente. Nós temos orgulho da nossa cultura e temos consciência disso. Temos a plena consciência que empresários usam a festa que é do povo pra gastar e ganhar dinheiro público trazendo especialmente sertanejos pra enfiar nos bolsos, enquanto isso, nossos artistas nordestinos, aqueles de quem temos orgulho, que exaltam nossas tradições, além de serem tratados como escória, com pouco tempo de show, ganham muito pouco, quando são chamados pra participar da festas que eles foram responsáveis a levar adiante durante décadas, a desvalorização é real.

zymacedo
Автор

São João é uma festa cultural . Não devemos permitir que mude nunca! Viva o são joão🎉

marizilima
Автор

O termo "tradição", nesse caso, não está sendo usado para se referir ao "conservadorismo", está sendo usado para se referir ao "São João" que é uma manifestação genuína da cultura popular nordestina.

Quando falamos em cultura popular, estamos falando da "IDENTIDADE" de um povo.

Quem somos nós sem uma IDENTIDADE?

O que infelizmente está acontecendo com nosso São João é que ele está paulatinamente sendo cooptado pela indústria da cultura de massa. Ele está passando por um processo de descaracterização e se tornando uma festa qualquer que serve apenas para ser "consumida".

Isso é algo MUITO COMUM DENTRO DO SISTEMA CAPITALISTA. PARA NOS CONTROLAR, É  NECESSÁRIO ANTES TIRAR NOSSA IDENTIDADE.

Outra coisa muito importante para se falar é que O "ESTADO" NÃO DEVE FAZER INVESTIMENTO OBJETIVANDO OBTER "RETORNO". ISSO É COISA DE EMPRESA CAPITALISTA. O ESTADO TEM A OBRIGAÇÃO DE SERVIR AO POVO. É DIREITO NOSSO E DEVER DO ESTADO.

marialauradelira
Автор

Elba tá certa. Festa junina é lugar de tradição, de forró, não de sertanejo. Sertanejo é rodeio!

bruna.souza.
Автор

O vídeo do Jones Manuel discutindo a declaração da prioli é perfeito!

karlamoraes
Автор

A Priori está no mundo de Alice. Ela está esquecendo processos de alienação e os dispositivos de concenso que interferem na opinião das pessoas.

moabebrenomoabe
Автор

Escutar Prioli falando me deixa muito certa de que ela não sabe um centímetro sobre o que é o São João no NE. As pessoas não vão consumir Gusttavo Lima. Elas vão consumir a festa, com todas as suas manifestações. E preferem SIM o forró tradicional. Mas as prefeituras colocam artistas com cachês altíssimos, pelo patrocínio que recebem muitas vezes. As pessoas assistem porque já estão lá. Ninguém sai de Recife pra Caruaru pra ver sertanejo. Elas querem ir pra uma festa tipicamente do interior do Estado, viver a sua cultura. E chegam e têm que assistir sertanejo no palco principal porque foi o que a prefeitura pagou.

nelara
Автор

Gabirel Prioli jura que fala com muito conteúdo e superioridade intelectual. Mas é só um discurso simplista, fácil e superficial de quem não entende a importância de preservar uma tradição que é reflexo da cultura e resistência de um povo que, diga-se de passagem, sofre preconceito em outros locais do Brasil. Muitos trabalhadores esperam o ano todo por esse momento, especialmente pq não têm entrada em outras regiões do país. São João nordestino é forró. Parabéns, Astrid!

raissatavares
Автор

Concordo com Bela. Quer consumir sertanejo, vai ao rodeio!
Prioli ta equivocada. O povo vai ver o sertanejo pq não tem o forró. Ouço mtos nordestinos reclamando que a prefeitura não contratou as bandas de forró que eles gostam...mas que vão à festa mesmo assim. Público têm! A junina não corre risco de acabar por falta de público.

bruna.souza.
Автор

Astrid sempre sensata e respeitosa! Meu carinho, admiração e gratidão pela empatia ❤️🙏🏽👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

LeoSorriso
Автор

Astrid maravilhosa parabéns por defender nossa tradição, Elba te amo❤❤❤

elencunha
Автор

Se você segue simplesmente o dinheiro e ignora a cultura, a gente só vai ter enlatados americanos e nunca o auto da compadecida. Além da tradição, é preciso valorizar a pluralidade, a diversidade, a culturas e características regionais. Isso é inclusive lucrativo. Você vai viajar pra ver vila mix em todo lugar do Brasil em qualquer época? Claro que não. Nossas diferenças são nossas riquezas.

bernardogriz
Автор

Essa Gabriela Prioli tem um linguajar muito acadêmico e umas ideias muito liberais. Papo de quem não tem vivencia e aprendeu tudo em livros.

robertyo
Автор

A Astrid tem razão! Tradição é tradição! Quem quiser ouvir funk, axé ou sertanejo vão nas suas respectivas festas em outras épocas do ano! Deixem as nossas tradicionais festas juninas com seus quitutes, roupas e músicas típicas e tradicionais! Se as Prefeituras querem arrecadação que façam outras festas em outros meses do ano e deixem as nossas tradicionais festas juninas em paz!

betofrischen
Автор

"Um povo sem identidade cultural não tem história"... Respeitem nossos artistas, aqueles que levam a nossa cultura e a enaltece. Quem quiser ouvir outros géneros, tem muito espaço em outros lugares pra esses artistas. Usam nossas festas tradicionais pra lucrar e esse é o único fim e não estão preocupados em nada com o respeito a identidade cultural de um povo. Os nossos artistas sequer são respeitados.

zymacedo
Автор

Um dia teremos Escola de Samba sem samba? Pois, praticamente, já temos São João sem forró.

jecstv
Автор

Prioli só provou que não sabe do que está falando. Elba Ramalho falou tudo, São João é manifestação cultural, tradição nordestina, forró!! Carnaval é samba e axé, Rodeio é sertanejo, cada um no seu quadrado.

tmichellesantos