O que o Psicólogo faz ao atender um paciente 'Psicopata'? | Acidamente

preview_player
Показать описание

Alguns diagnósticos psiquiátricos às vezes chamam mais a atenção da população ente pelas particularidades que alguns transtornos mais conhecidos possuem.

Aquilo que conhecemos popularmente por "psicopatia" e " sociopatia" faz parte desse imaginário social bem característico propagado pelos filmes, séries, livros e documentários.

Mas e quando um paciente com esse tipo de transtorno de personalidade aparece no consultório do Psicólogo? O que fazer?

Devemos nos preocupar com esse tipo de paciente?

Existe algum protocolo de segurança para atender pacientes diagnosticados como "psicopatas"?

É possível identificar características de "psicopatia" na Psicoterapia?

Vamos falar mais sobre essa curiosa questão?

Se inscreva no Acidamente e dê o play para acompanhar mais esse conteúdo!🍋

#Psicopatia #TranstornoDePersonalidade #Sociopatia

******************************************************

VOCÊ TAMBÉM ME ENCONTRA AQUI:

Рекомендации по теме
Комментарии
Автор

Sou Pedagogo e Psicólogo. Tenho Transtorno de Personalidade Antissocial. O que posso dizer é que, esse é um jeito de ser de ver a vida. É difícil ser assim? Sim, pois de vez em quando é bom se isolar para refazer pensamentos e se equilibrar.
Já matei alguém? Não... Ms quando eu era criança eu matei sem querer querendo um hamster 🐹 e o coloquei atrás da geladeira pra secar... Fui cruel? Não vejo assim...
Aprendi a "imitar" empatia pois sei que não é autêntica, não consigo me colocar verdadeiramente no lugar do outro e, lá no fundo eu realmente gostaria que não existissem pessoas (embora acredite que todo mundo já tenha pensado um dia isso).
No meu caso, tive surto psicótico aos 15 anos e outro agora há dois anos por questões relacionadas ao estresse. Dessa vez, concomitante ao Transtorno, sou diagnosticado com Transtorno Bipolar, até porque esse transtorno muitas vezes está atrelado a outros transtornos. Se existe causa? Hoje, depois de muito tempo eu entendo que sim, a causa é a Relação com a Figura da mãe e do pai (imago mater e pater). Me lembro algumas vezes minha mãe me fazendo passar vergonha na frente de outras pessoas, me batendo e me prendendo no banheiro como castigo, fazendo maldades.... Porque ela é má? Não, pq ela sofre do mesmo transtorno, pois tem cunho hereditário.
Depois de eu perceber tudo isso, nessa grande caminhada ao encontro de mim mesmo, escolhi meu parceiro de vida, ele sofre de sociopatia, nunca conseguiu trabalhar até hoje estando com 30 anos pois sofre do mesmo transtorno, mas no caso dele, em tenra idade foi negligenciado, adotado pela professora da Creche, mas como a negligência para com ele foi nos primeiros anos de desenvolvimento, ele fixou esse tipo de personalidade e pior, pois pra ele as pessoas são lixo - essa é sua crença central que fica muito visível...Quase não temos amigos, não conseguimos manter contato com as pessoas por muito tempo...Nossa vida é essa e sei que algo espiritual é a causa de tudo isso. Por isso estou estudando e tentando entender.
Obrigado para quem leu até aqui.

Nando
Автор

Acredito que muitas pessoas criam uma fantasia dentro deste título "psicopata" . É bom desconstruir este tipo de fantasia que não é vantajosa pra ninguém.

Flavinhalibriana
Автор

Bizarro as pessoas descrevendo pessoas com transtorno antisocial (Psicopatas) como "demônios" engraçado, conheçi um Cristão que é diagnosticado como psicopata! Ele tem uma família, canal no YouTube, e toda uma vida. Porém, de fato, ele diz que existem muitos sentimentos que ele não sente, e que há uma tendencia pra ele manipular, e fazer certas coisas. Mas ele se esforça pra amar o próximo, pois como ele disse "Quando Jesus falava de amor, normalmente se tratava de ações que demonstram amor, e não de um sentimento quentinho no coração por alguém que te odeia." É importante lembrar que a pessoa que sofre disso não escolheu isso, as vezes é até genetico. Mas tem como a pessoa melhorar, e conviver em sociedade, se quisér ajuda.

nori_tutor
Автор

Parabéns á psicóloga por ter paciência em lidar com essa seção de comentários
Vc é a personificação de "paciência"

rorschac_
Автор

O melhor caminho é tratamento com psicoterapia, autoanálise. Não dá pra fazer julgamentos, cada um precisa se tratar de um jeito e buscar ajuda já é um diferencial de autodespertar. O mundo está precisando de cura, eu creio que precisamos enxergar isso 🙏

alessandrareitz
Автор

Parabéns, Ana, sou da área do direito e esse tipo de "etiquetamento" é muito frequente aqui também, infelizmente. Temos muito o que aprender ainda. Obrigada pelos esclarecimentos :)

midialima
Автор

É uma pena que psicólogos só entendam de psicopatia e tpn na teoria e a experiência no consultório seja tão rasa. Psicopatia não tem cura. Só tratam na verdade suas vítimas. Assista Dr Hilda Morgana, Ana Beatriz Barbosa e Dr. Inak Pinuel.

fatimadeluzie
Автор

Mais raramente pessoa com transtorno antissocial, vai ao psicólogo falar dele mesmo, e sim levar alguém no qual ele faz muita manipulação para manipular o próprio terapeuta a favor de si mesmo, existem diversos profissionais na área que não observam isso ! Principalmente os antissociais na área da psiquiatria que são terríveis !

GEOVANIYOUTOBE
Автор

O egotismo é uma neurodivergencia natural do cérebro humano. Eles costumam ser pessoas mais egoístas e emocionalmente fechadas no geral, mas a maioria não representa uma ameaça. O caso daqueles psicopatas que evoluem para serial killers são relativamente raros porque são mais graves. É importante não destilar ódio contra pessoas inocentes.

transcendencia
Автор

Eu faço tratamento eu nao tenho empatia mas eu sei que sou minoria e preciso entender isso e procurar me controlar pois por mais que eu não ache, é dito que toda vida é preciosa

emillyferreira
Автор

Queria saber o que um psicopata vai fazer em uma terapia. Se um psicopata vai em uma sessão de terapia, ele tem outros objetivos, e não é se "curar". Talvez seja interessante para ele estar frequentando a terapia para ele obter algo que quer ou influenciar alguém em benefício próprio

laiz
Автор

Parabéns. O seu vídeo foi o único q eu vi q tratou o tema de forma humana. Os demais tentam desumanizar e tratar as pessoas q sofrem deste distúrbio como se fossem bandidos para os quais a única solução é a morte.

tecnoinfo.
Автор

Quem não tem falta de afeto com as pessoas com certeza tem uma família muito bem estruturada, ninguém pisou em cima. São cordeirinhos que sonham com um mundo de algodão doce.

cauan
Автор

Adorei a sua forma de explicar!!! eu já sai com duas pessoas que tinham problemas mentais e se tratavam e aprendi muitooo com elas, o que elas me contaram foi exatamente o que vc me contou! gostei da sua explicação foi muitooo melhor que a Psicologa Dr. Ana Beatriz.. que parece que todo mundo em volta dela são pessoas psicopatas ela fala de uma foma tão simples, é como se eu que não entendo NADA de psicologia estivesse dando a minha opinião pessoal kkkk e não ciêntifica. ela fala com uma certeza tão grande.. como se ela tivesse inventado a psicanalise.. rs ela contem um pouco do ego.. opinião muito elevada de tudo que ela fala, ela não foi como vc que chegou e pos as cartas na mesa e disse, não galera as coisas não são assim, os psicopatas não são como dos filmes, eles não são perigosos como todo mudo fala, e assim assado.. e temos que reconhecer isso..

ricardoanjos
Автор

Eu quero ser psicólogo, para entender a mente humana, simplesmente impressionante..

sanctvs
Автор

Conheci uma colega estranha, sabia que tinha uma coisa esquisita naquela mulher. Descobri depois tratar se de psicopata. Afastei me e não quis contato nunca mais. Ela tinha além de tudo uma energia horrorosa, ninguém gostava dela.

angelhikha
Автор

A psicopatia tem seus níveis, o psicopata nem sempre sabe que é e nem tem esse interesse em investigar. É difícil um psicólogo identificar, são manipuladores, convincentes no seu discurso

zns
Автор

Sim, vai tratar um psicopata que cometeu crimes em série pra ver se surte algum efeito. 🤦🏾‍♂️

marcosandrade
Автор

Muito interessante esse tema! Ana, vc poderia falar sobre síndrome do pensamento acelerado?
Acompanho seu conteúdo há uns meses e tenho gostado muito, também me ajudaram a esclarecer muitas dúvidas sobre o processo terapêutico! Obrigada! 😘

liandracoelho
Автор

Gostaria de saber como é dado o diagnóstico a uma pessoa com esse tipo de transtorno.

allguimaraes_